ENEM

Enem 2018: cartões de confirmação já estão disponíveis

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 22/10/2018 às 10:45

O Inep, órgão que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio, liberou há pouco o acesso aos cartões de confirmação do Enem 2018 para todos os estudantes. O documento - disponível na Página do Participante -  informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

A consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser feita pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço enem.inep.gov.br.

Declaração de Comparecimento

Antes de acessar o Cartão, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. O Cartão de Confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Horário de Verão

O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O primeiro domingo de provas do Enem, 4 de novembro, coincidirá com o início do Horário de Verão. O Enem 2018 segue o Horário Oficial de Brasília em todas as suas edições e, portanto, é tradicionalmente aplicado com quatro fusos horários diferentes. O que muda em 2018 é que além da diferença dos fusos haverá o Horário de Verão. O Inep alerta para que os participantes se preparem para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter o horário local para o Horário de Brasília, que estará dentro da área de vigência do Horário de Verão. De acordo com o Horário Oficial do Brasil, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30.