UPE

História: veja quais assuntos devem cair na prova do SSA 1

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 30/11/2018 às 18:45
recife 1643 FOTO:

As provas de história do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE são conhecidas por abordar assuntos ligados a Pernambuco. Para entender melhor o formato da prova e como os alunos que estão se preparando para o SSA 1 nos próximos dias 2 e 3 de dezembro podem estudar, conversamos com a professora de história do colégio GGE, Julia Ribeiro.

"Normalmente há uma ênfase maior em questões de história geral na prova do SSA 1. O ano passado, por exemplo, foram cobradas nove questões de geral e apenas uma do Brasil", explica. "E a UPE tem uma tradição de sempre se voltar para a historiografia local." Se liga então nas dicas da professora para sua revisão final!

História Geral:

Importante dar uma última lida nos assuntos de Antiguidade, principalmente Grécia e Roma. É bem capaz também da prova cobrar alguma questão sobre a Idade Média, com ênfase no papel que a Igreja tinha na sociedade de então na Europa. E, em relação ao período de Idade Moderna, não deixe de revisar o Renascimento e a história do nascimento da Igreja Protestante. "Além disso, tem ainda os assuntos ligados à teoria da História, como as escolas historiográficas, de que maneira a história foi vista ao longo do tempo

História do Brasil:

A prova do SSA 1 deve ter ao menos uma questão voltada ao período holandês em Pernambuco, é o grande foco do tema regional. "Podem perguntar sobre a urbanização do Recife nessa época, o crescimento do Estado cai também de forma recorrente", ressaltou Julia. "Já teve ano de cair duas ou três questões de História do Brasil, então podem ser abordados outros temas, como mineração, chegada dos portugueses, colonização ou o cultivo da cana de açúcar."

Boa revisão e boa prova!