ENEM

Dentre os cursos mais concorridos, medicina tem foco especial no GGE

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 28/12/2018 às 15:21
Foto: Divulgação/ GGE FOTO:

A cada ano tem-se o costume de elencar os cursos universitários mais concorridos por instituição, seja através das inscrições dos vestibulares seriados - como o SSA da UPE -, do Sisu ou das particulares. E, em qualquer das situações, medicina se encontra constantemente nestas listas. Quem desejar ingressar nesta graduação deve, portanto, ter foco e muita organização nos estudos.

Há quem escolha assistir somente às aulas do colégio e estudar bastante em casa, como existem também os alunos que optam por, além da escola, procurar cursinhos de disciplinas isoladas. Desde o início de 2018, o colégio GGE passou a oferecer um pouco de tudo isso nas unidades de Boa Viagem e Paissandú com a abertura das Turmas Preparatórias para Medicina. Conversamos com o supervisor dessas turmas, Glaumo de Sá Leitão,  para entender exatamente como funcionam e o porquê de estarem sendo tão procuradas.

"O colégio viu a necessidade de abrir essas turmas devido à ampla concorrência para este curso. Nosso principal objetivo é ajudar os alunos para que passem, claro, na UFPE e UPE, mas damos também o maior apoio para as provas das particulares, assim como das outras universidades federais pelo País", explica o supervisor.

Como funciona

Tanto nas unidade do GGE de Boa Viagem quanto do Paissandú, as turmas preparatórias integram cerca de 35 a 40 alunos e contemplam os três anos do Ensino Médio - a não confundir com o Pré-Vestibular de Medicina, que pode ser procurado por estudantes que já concluíram o colégio e ainda não ingressaram no ensino superior. Para entrar na turma preparatória é preciso fazer uma seleção, já que a procura é alta.

"O foco também é trabalhar em alto nível de estudo desde o começo do ano, então é legal que o aluno já venha com uma certa bagagem, por isso a seleção", pontua Glaumo. Quem não conseguir de primeira não precisa e preocupar: pode continuar tentando ao longo do ano letivo já que existe uma lista de espera e, à medida que forem surgindo vagas, os estudantes serão chamados.

"O Enem traz uma serie de pesos distintos em relação às áreas de conhecimentos cobradas na prova, dependendo do curso escolhido no Sisu. De uma forma geral, as instituições que oferecem medicina cobram uma carga maior das disciplinas de natureza, por isso damos essa carga também nas turmas", diz. Na sala de aula, os alunos são orientados a partir da grade curricular comum do Ensino Médio porém com um enfoque maior nas matérias de biologia, física e química.

"É importante, além das aulas, darmos uma atenção especial às escolhas profissionais dos nosso alunos, por isso as ações de orientações de escolhas de cursos. Quem já estiver decidido que quer medicina, participa das vivências práticas que promovemos. Esse ano, por exemplo, fizemos uma visita ao laboratório de uma universidade, vendo suturas, cirurgia, coisas que os alunos do curso vivenciam na universidade."

Quem desejar saber mais sobre essas turmas preparatórias podem acessar aqui para outras informações.