NOTÍCIAS

O início de ano é o momento ideal para organizar sua rotina de estudo

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 04/01/2019 às 18:01
estudantesGGE FOTO:

O ano está apenas começando e as aulas ainda nem voltaram. Mas se engana quem pensa que ainda não é a hora de planejar a rotina de estudo que vem pela frente. Muitas dúvidas aparecem nesse momento inicial de organização, por isso conversamos com a psicóloga escolar do colégio GGE, Laísa Moreno, sobre como proceder da melhor maneira.

Sobre a importância de pensar esse planejamento ainda em janeiro, Laísa ressalta que este início de ano é propício para a reflexão, o estabelecimento de metas e de mudanças de hábitos desejadas. Que tal resgatar aquele caderno que você deve ter guardado em casa e nunca usou para fazer de planner? Ou mesmo investir em comprar uma agenda e se comprometer em, diariamente ou semanalmente, anotar o que é preciso focar nas revisões.

"O planejamento e a organização de uma rotina de estudos é um dos pontos mais importantes da preparação para o vestibular. Tão importante quanto estudar", ressalta a psicóloga. "Os estudantes, com as orientações adequadas da organização do horário, procuram desenvolver um estudo direcionado, adotando estratégias e métodos. Com isso, saem na vantagem em relação à preparação para alcançar o objetivo."

Plano de Estudos

O colégio pode - e deve - ser um aliado do estudante na hora de organizar os estudos. Existem algumas palavras-chaves que norteiam a relação escola/aluno nessa caminhada: fortalecimento emocional, desenvolvimento da reflexão e auto confiança.

"Através de ação em sala de aula e atendimento individual, apresentamos as estratégias, técnicas de aprender e gerenciar melhor o tempo e na construção do horário de estudo personalizado", explica Laisa sobre a rotina no GGE.

O colégio também desenvolveu um e-book sobre como montar um plano de estudos, que pode ser baixado de forma gratuita aqui. Além de dicas de ordem prática, o material traz indicações de aplicativos para celular e tablet que abordam o universo do planejamento estudantil.