NOTÍCIAS

Como encontrar o equilíbrio entre estudo e lazer no terceiro ano do Ensino Médio

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 22/01/2019 às 17:57
Freepick FOTO:

Enquanto o mês de janeiro se aproxima do fim, muitos estudantes estão na contagem regressiva do término de suas férias. Para quem se prepara para começar em fevereiro o terceiro ano do Ensino Médio, é valioso não apenas aproveitar os últimos dias de folga, mas também pensar em voltar (mesmo que aos poucos) à rotina do dia a dia escolar.

“Mas já?”, você pode estar pensando. Sim! É que restabelecer alguns hábitos antes de iniciar o ano letivo vai fazer com que a transição de total férias ao cotidiano puxado típico dos terceiranistas aconteça de forma mais tranquila. Para saber mais sobre esse assunto, o blog do Enem NE10 conversou com o coordenador dos terceiros anos do colégio Marista São Luís, Luciano Barbosa, e a orientadora educacional também dos terceiros anos do colégio, Eva Rozental de Brito Lemos.

Confira abaixo a entrevista completa:

1- Em breve começa um novo ano escolar. Para o aluno que vai iniciar o terceiro ano do Ensino Médio, o que ele pode esperar de diferente para os próximos meses?

Luciano: O estudante chega cheio de expectativas e com muita vontade de resolver tudo logo no início, mas são muitos desafios, como a escolha profissional, ter que dar conta do colégio e dos cursinhos, além da pressão por ser um ano mais puxado.

2- Vale a pena esses estudantes começarem a voltar ao ritmo de estudo ainda nas férias? Por exemplo: aproveitar essas próximas duas semanas e retomar assuntos que foram vistos ano passado, pegar de volta os livros, fazer simulados em casa?

Luciano: Não, esse momento agora é de descanso e relaxamento para poder chegar com todo vigor, entusiasmo e determinação em busca do seu objetivo. Então nesse caso digo sempre para aproveitarem ao máximo.

Eva: Férias compõem o momento de descanso. Talvez durante a última semana o aluno pode começar a organizar alguma coisa, principalmente o sono! Para que quando volte à rotina de aula se adapte melhor aos horários. O estudante pode também começar a organizar os livros, os conteúdos. Mas o principal é tentar voltar ao ritmo de rotina que estava desequilibrado durante a folga.

3- Por que é importante começar a planejar a rotina de estudo logo no início do ano?

Luciano: Planejar a caminhada do ano que se inicia é fundamental. O momento de lazer acabou e vamos assumir uma responsabilidade muito grande. É preciso se organizar com o horário de estudo, pegar aquele conteúdo que tenho mais dificuldade e fazer muitos exercícios e simulados, o que requer muita disciplina dentro do objetivo que cada um almeja.

Eva: No segundo ano a gente faz um trabalho com o aluno justamente focando nessa questão do planejamento para que ele já comece a pensar sobre isso. Para quem não teve essa orientação, é importante se organizar bem já nos primeiros dias de aulas. Planejamento é tudo no terceiro ano!

4- O terceiro ano é, geralmente, muito cansativo e puxado. Vocês têm dicas práticas para que os estudantes iniciem o ano letivo já pensando em uma rotina que abra brechas para momentos de relaxamento e diversão?

Luciano: Costumo dizer que nessa série o ano é curto e longo ao mesmo tempo por conta da rotina de atividades que os alunos possuem. Aconselho que façam no máximo dois cursinhos, pois precisam ter tempo para estudar. É fundamental saber dividir o tempo entre receber informações e colocá-las em prática, seja fazendo exercícios ou revisando os conteúdos. O aluno também deve colocar em seu cronograma um dia para relaxamento e diversão. Pode até mesmo ser dentro do seu horário da semana, talvez inserir um tempo para ir à academia, por exemplo.

Eva: A partir da organização de estudo pode-se planejar direitinho todos os tempos, inclusive o tempo de lazer. Esse tempo de lazer é muito importante! Como também é interesse não esquecer de arranjar um tempo durante a rotina para a atividade física, pode ser uma caminhada, inclusive.

5- Qual o peso do emocional nesse ano decisivo na vida escolar de um adolescente. Como não deixar, desde já, a ansiedade tomar conta?

Eva: Claro que as questões cognitivas são importantes, mas se o estudante não tiver tranquilidade, não estiver bem no dia da prova, ele não vai conseguir o resultado esperado. Como trabalhar isso? Organizando o tempo de estudo, dando o tempo de lazer. De fato o terceiro ano é um ano de foco e o estudo é fundamental. Mas dar o tempo para que ansiedade não se transforme em algo maior é necessário! É também um tempo de autoconhecimento e o apoio da família é muito importante.