ENEM

Veja quando deve ser divulgado o local da prova do Enem 2020

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 07/12/2020 às 18:44
Enem 2020 será realizado em formato impresso e digital. Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Enem 2020 será realizado em formato impresso e digital. Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM FOTO: Enem 2020 será realizado em formato impresso e digital. Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Inep não precisou data oficial, mas indicou que, a partir de 14 de dezembro, os cartões de inscrição ficarão disponíveis

Faltando pouco mais de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que ainda não há uma data oficial para a divulgação dos locais da prova 2020 - que acontecem em janeiro de 2021, em todo o país. Mas a instituição indica que, a partir de 14 de dezembro, o cartão de inscrição começará a ficar disponível pela Página do Participante, na internet – e é nesse cartão que o Inep informa onde cada candidato fará sua prova.

O cartão de inscrição é o documento oficial que os estudantes precisam levar no dia da prova. Por isso, imprimir o arquivo é fundamental, pois os cartões serão divulgados exclusivamente pelo site oficial do Enem. Além do cartão, os participantes precisam levar um documento oficial com foto e caneta preta de material transparente. Nesta edição, devido à pandemia, é obrigatório o uso de máscara e é aconselhável levar álcool em gel.

Leia mais: 

Inep: regras vão evitar aglomerações durante o Enem

Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem

Candidatos do grupo de risco podem solicitar sala separada durante provas do Enem

Ministério da Justiça monta sistema de acompanhamento do Enem

AS PROVAS

Pela primeira vez, o Enem será aplicado em dois formatos: presencial e online. Os estudantes que se inscreveram para edição 2020 puderam escolher entre os dois tipos de provas. O primeiro tipo será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, em todo o Brasil. Já na versão online, espécie de modelo-piloto que o Ministério da Educação está testando, os candidatos realizarão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, nas cidades selecionadas.

No primeiro dia, os candidatos irão realizar as provas de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias", "Ciências Humanas e suas Tecnologias" e "Redação". Já no segundo dia, "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" e "Matemática e suas tecnologias" serão as provas realizadas.

Cartões de inscrição terão informações completas sobre o dia de realização da prova. Foto: Sérgio Bernardo / Acervo JC Imagem

Tanto o formato presencial como o digital serão divulgados no cartão de inscrição do candidato. Lá, será descrito o local de prova, pois as provas online também serão realizadas em locais de aplicação oficiais. Ao todo, 15 municípios foram inicialmente anunciados para aplicação da primeira edição digital do exame: Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Belém (PA), Goiânia (GO), Brasília (DF), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT).

PANDEMIA

Originalmente, as provas do ENEM são aplicadas em novembro do ano vigente. Este ano, com a gravidade da pandemia do coronavírus e, principalmente, seus primeiros impactos no início do ano, o calendário foi alterado para janeiro e fevereiro de 2021.

As mudanças foram anunciadas oficialmente pelo Inep, que inseriu os novos protocolos estabelecidos pelos órgãos oficiais de saúde, como o uso de máscara, distanciamento social nas salas e álcool em gel durante a aplicação da prova.

Saiba como está o calendário:

Liberação do cartão de inscrição: a partir de 14 de dezembro

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro

Enem digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Reaplicação da prova (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura): 23 e 24 de fevereiro

Enem PPL (Pessoas privadas de liberdade): 24 e 25 de fevereiro

Resultados: a partir de 29 de março