Patrocinada

Parceria potencializa acesso de alunos da Unit-PE ao mercado de trabalho

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 22/12/2020 às 9:19
Joebson Oliveira, coordenador do Unit Carreiras | Foto: Jailton Jr/JC360
Joebson Oliveira, coordenador do Unit Carreiras | Foto: Jailton Jr/JC360 FOTO: Joebson Oliveira, coordenador do Unit Carreiras | Foto: Jailton Jr/JC360

Dentre os atrativos que muitas instituições de ensino oferecem aos alunos durante os cursos de graduação e pós-graduação está o apoio para iniciar estágios e abrir caminho no mercado de trabalho. Algumas vão além e criam departamentos voltados à empregabilidade e a todo o processo de conquista de uma vaga: da seleção de oportunidades, passando pela criação de currículos até o preparo para entrevistas.

No Centro Universitário Tiradentes Pernambuco (Unit-PE), o Unit Carreiras é um departamento especializado no compromisso da empregabilidade. No último ano, fechou uma parceria estratégica com a Grow Consulting. “A Grow é uma multinacional de recrutamento, seleção e recolocação profissional brasileira, com operações nos Estados Unidos, Argentina e Chile. A parceria foi firmada por iniciativa nossa”, ressalta o coordenador do Unit Carreiras, Joebson Oliveira.

Felipe Mançano, conselheiro da Grow, explica que a consultoria mapeia competências de candidatos e orienta carreiras. “A Unit tem cursos de graduação que visam a formação dos estudantes e a Grow traz as demandas do mercado. É importante preparar o profissional para esse cenário dentro das exigências do mercado e trabalhando competências do futuro. Valorizamos um bom desempenho e o pensamento crítico para ajudar esse profissional a estar pronto”, diz Mançano.

A Unit-PE é a primeira instituição de ensino superior a especializar seu setor de colocação profissional. Segundo Oliveira, a parceria entre Unit e Grow tem como base três princípios: formação, eventos e criação de vagas exclusivas. “Não apenas os especialistas da Grow, mas também os clientes da consultoria, de grandes empresas a multinacionais, realizam workshops e oficinas para alunos da Unit e, algumas delas, para o público externo. Esse modelo é utilizado em grandes universidades e representa uma aproximação maior do mercado com a academia”, explica o coordenador.

Felipe Mançano, conselheiro da Grow Consulting: potencial para alavancar presença dos alunos da Unit-PE no mercado de trabalho | Foto: Cortesia

“Ao longo do ano, o núcleo de carreiras e a Grow vão criar feiras, visitas técnicas e eventos com participação desses representantes internacionais da Grow. Além disso, teremos a criação de vagas exclusivas para alunos da Unit-PE, mediadas pela Grow com seus clientes: diferentemente das vagas que já trabalhamos hoje, em geral para estágio, passamos a trabalhar também posições para trainee, para cargos de gestão”, completa.

Alunos no mercado

Segundo Joebson Oliveira, a parceria da Unit com a Grow abrirá espaço para que estudantes possam ser “residentes” em suas áreas dentro de empresas, em experiências que se tornem extensões da sala de aula, completando a formação. Oliveira observa que a maioria dos alunos da Unit tem um perfil mais indicado para vagas de emprego do que para estágios. “Atualmente nossa taxa de empregabilidade é de 90%. A meta, a partir da parceria com a Grow Consulting, é chegar aos 100%”, detalha