ENEM

Enem Digital: veja detalhes do novo formato do exame que começa neste domingo, 31

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 25/01/2021 às 13:21
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

A estreia do Enem digital está marcada para os próximos domingos, 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As provas serão realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já foram previamente testados.

Serão cerca de 4 mil laboratórios com 20 computadores cada. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os estudantes não conseguirão, portanto, acessar a internet ou documentos do computador.

A prova será aplicada de forma piloto para 96 mil candidatos em 99 municípios. Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local de prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica da cor preta porque a redação será feita no papel.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que já houve tentativas de realizar o Enem em formato digital e que o instituto está otimista com a realização das provas. A intenção do Inep é que o exame se torne totalmente digital até 2026.

Como vai ser?

As provas serão feitas no computador. Mesmo assim, a redação será escrita a mão, então o candidato precisa levar caneta esferográfica de tina preta feita em material transparente. Também serão cedidas folhas de rascunhos para os cálculos das provas de Matemática e Ciências da Natureza. No entanto, o gabarito será marcado pelo computador.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse dia, a prova vai até as 19h.

No segundo dia (domingo, 7), os candidatos têm até as 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Além dos aplicadores, nas salas de prova, os candidatos contarão com a assistência de um técnico em informática.

Oss estudantes só poderão sair com a folha de rascunho 30 minutos antes do fim da aplicação. Eles podem anotar as respostas ali para, posteriormente, conferir o gabarito oficial, que deverá ser divulgado para essa versão do exame até o dia 10 de fevereiro. A prova também utiliza a teoria de resposta ao item (TRI) e tem o mesmo nível de dificuldade do formato tradicional. Da mesma forma, as notas poderão ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de todos os outros processos que utilizam o Enem.

Pandemia

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas desta ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.