ENEM

Candidatos deixam locais de prova e falam sobre o piloto do Enem Digital

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 31/01/2021 às 18:31
Lucas, que quer concorrer a uma vaga no curso de Design, aprovou formato digital | Foto: Pedro Oliveira/JC360
Lucas, que quer concorrer a uma vaga no curso de Design, aprovou formato digital | Foto: Pedro Oliveira/JC360 FOTO: Lucas, que quer concorrer a uma vaga no curso de Design, aprovou formato digital | Foto: Pedro Oliveira/JC360

Com informações de Pedro Oliveira, do JC360

Falta uma hora para o fim do primeiro dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que seguem até as 19h deste domingo (31). Candidatos contam ao Blog do Enem como foi a experiência com o Enem Digital

A estudante Deborah Ferreira, 18 anos, fez prova na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no centro do Recife, e gostou do tema da redação. "É um tema que precisava ser abordado, uma situação que precisa ter uma solução", avaliou. O Enem Digital trouxe as desigualdades sociais como tema da redação.

Leia também:

> SSA1: primeiro dia de provas tem abstenção de quase 16%

> Enem Digital traz desigualdade regional como tema da redação

> Inep muda gabaritos de questões do Enem 2020

Deborah, que quer ingressar no curso de Artes Cênicas, relatou que teve problemas com o mouse do computador em que fez prova. Entretanto, a intercorrência foi logo solucionada. "Gostei do formato digital e tive facilidade em responder às questões".

Desde às 15h, candidatos já podem deixar os locais de aplicação de prova. As regras do Enem determinam que os inscritos só deixem as salas, em definitivo, duas horas após o início do exame, que começou às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 31 de janeiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará as provas aplicadas hoje, a partir das 18h30, no portal da autarquia.

Provas do Enem Digital são disponibilizadas às 18h30| Foto: bschut/Pixabay

O estudante Lucas Conegunde, 18 anos, pretende cursar Design e também fez provas do Enem Digital neste domingo. Ele conversou com o Blog do Enem e destacou o número de faltosos: na sala em que fez prova, dos 20 candidatos previstos, apenas cinco apareceram.

Com relação às provas, Lucas disse que as questões ficaram dentro do esperado. Entretanto, esperava textos maiores. "Escolhi o formato digital por já estar adaptado ao modelo, muito usado no ano passado. Estou um pouco apreensivo com os cálculos da semana que vem", disse Lucas, se referindo às provas de Matemática e Ciências da Natureza que serão aplicadas no próximo domingo (7). Por fim, Lucas comentou que o preenchimento do gabarito na versão impressa é muito mais fácil.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O segundo dia de aplicação do Enem Digital será no próximo domingo, 7 de fevereiro. A aplicação do Enem 2020 impresso ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro.