NOTÍCIAS

SEE disponibiliza novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Publicado em 25/06/2021 às 15:06
Rede Municipal de Ensino do Recife | Foto: Wesley D'Almeid/PCR
Rede Municipal de Ensino do Recife | Foto: Wesley D'Almeid/PCR FOTO: Rede Municipal de Ensino do Recife | Foto: Wesley D'Almeid/PCR

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE), disponibilizou o novo Currículo do Ensino Médio. A nova arquitetura do Ensino Médio - instituída através da Lei nº 13.415/2017, da Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018 - atualiza as diretrizes curriculares nacionais e as particularidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere a esta etapa da educação básica. O grande diferencial desse currículo se refere especialmente aos Itinerários Formativos, que se aproximam ainda mais do interesse dos jovens, sendo algo que será vivido de forma motivadora por todos os estudantes da Rede Estadual.

Segundo as diretrizes para o Ensino Médio, Itinerários Formativos são unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho, de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.

O novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio foi elaborado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME-PE), ouvindo professores, gestores, educadores de apoio de todas as escolas públicas do estado de Pernambuco e ainda com a participação de várias instituições da sociedade civil. Para a elaboração do documento, a SEE priorizou o debate com os profissionais de educação e o respeito às identidades culturais, políticas, sociais e econômicas das diferentes regiões de Pernambuco.

Ampliação

A partir de 2022, a jornada do Ensino Médio será ampliada para 3.000 horas de curso, distribuídas em até 1.800 horas para vivência de competência e habilidades previstas na BNCC, e 1.200 horas a serem vivenciadas em Itinerários Formativos, além da promoção da integração, interdisciplinaridade e contextualização entre áreas e saberes, fortemente marcada na Base. O novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio fortalece ainda a formação dos professores valorizando os conhecimentos construídos por cada um deles e garantindo o percurso de aprendizagem a todos os estudantes.

“A alegria que a gente tem após a aprovação do Conselho Estadual de Educação e a homologação do secretário da SEE, Marcelo Barros, de disponibilizar esse material para estudo é de já estar atuando nas formações continuadas para que a gente possa implementar esse documento a partir de 2022. Então, a gente fica muito feliz de apresentar a toda a Rede Estadual do estado de Pernambuco para poder se apropriar das mudanças que vão ser implementadas”, avaliou a secretária da SEDE, Ana Selva.