Enem – Portal NE10

publicidade
06/set
if_sertao-pe_campus_petrolina

IFSertãoPE: inscrições do processo seletivo 2022 seguem até 18 de outubro

Publicado por Tatiana Notaro em Ensino técnico às 10:26

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas até 18 de outubro para o Processo Seletivo 2022. São ofertadas 2.035 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). Há cursos presenciais e à distância.

As inscrições são gratuitas e é necessário que o candidato faça cadastro e inscrição no Portal do Aluno, com CPF e senha. A seleção será feita através de análise de histórico escolar, sem vestibular.

As oportunidades são para os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro Serra Talhada e Ouricuri, todos no Sertão de Pernambuco.

Leia também:

> Programa vai destinar 100 bolsas a aprovados no SSA da UPE
> STF: prazo para solicitar isenção de taxa do Enem é reaberto
> MEC amplia prazo para matrícula da lista de espera no Fies

Para tirar dúvidas dos candidatos, a comissão do processo seletivo disponibiliza, semanalmente, salas virtuais por campus via Google Meet. O candidato precisa ter uma conta no Gmail. As informações sobre o endereço eletrônico, dia da semana e horário de atendimento de cada campus podem ser acessadas aqui. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá ainda enviar um e-mail para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

A partir do dia 21 de outubro, será publicada 3a lista de inscritos aptos a concorrer às vagas. Os recursos às inscrições que não forem confirmadas devem ser apresentados nos dias 22 e 25 de outubro. O resultado preliminar da seleção será publicado a partir do dia 24 de novembro e o resultado final a partir do dia 30 de novembro.

Modalidades

A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (edital 32) é voltada para os concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental interessados em cursar Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária e Logística.

Já a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (edital 33) é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio e tem interesse nos cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EAD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização.

Por fim, o Proeja e Proeja FIC (edital 34) é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta modalidade são oferecidos os cursos de Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico Agropecuária.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 18 de outubro. É necessário que o candidato faça cadastro e inscrição no Portal do Aluno, com CPF e senha.

A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

Os candidatos que se inscreverem para a modalidade “Médio Integrado” devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática dos 1º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio.

No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC, deverão ser inseridas as notas Português e Matemática dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.

Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para realizar a inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela escola, seguindo o modelo disponibilizado pelo IFSertãoPE nos editais do Processo Seletivo. A declaração deve constar as informações pessoais e notas necessárias para a inscrição, além de estar assinada e carimbada pelo responsável pela escola.

Cotas

Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Dentro desses percentuais, também serão reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento do Formulário Online de Autodeclaração PPI deve ocorrer no período das inscrições: entre 30 de agosto e 18 de outubro. O candidato acessa o formulário na página principal do Portal do Aluno clicando aqui, podendo preencher a partir de segunda (30).