NOTÍCIAS

Estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico podem se inscrever na Olimpíada Pernambucana de Química

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 09/09/2021 às 9:08
chemistry-740453_1280 FOTO:

Estudantes do 9° ano até o Ensino Médio ou Técnico podem se inscrever na Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) até 18 de outubro. A prova será remota, aplicada no dia 25 do mesmo mês. As inscrições devem ser feitas pelos professores responsáveis ou pelos próprios estudantes pelos links: professor responsável ou estudante individual.

Serão selecionados 56 alunos que representarão Pernambuco na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), em 2022. Os 32 estudantes mais bem classificados na modalidade A e B da rede estadual de ensino de cada Gerência Regional de Educação (GRE) serão premiados com medalhas de ouro.

Sem a edição de 2020, a Olimpíada Pernambucana de Química acabou "acumulando". A primeira, realizada no primeiro semestre, foi a seletiva para a OBQ 2021; a de agora, seleciona para 2022.

Troféus

As escolas particular e públicas que tiverem melhor classificação também serão premiadas com troféu. A novidade desta edição é que haverá premiação também para os professores dos estudantes medalhistas.

Na edição passada, cuja prova foi realizada em março deste ano, Pernambuco registrou mais um recorde de participação. Foram 31.540 estudantes inscritos, de 569 escolas, em 182 município. Dentre os 22 estados que realizaram a Olimpíada de Química, Pernambuco foi o que teve o maior número de participantes inscritos.

A OPEQ é realizada em parceria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência e Programa Olimpíada de Química e conta com o patrocínio da editora FTD e com o apoio da Associação Brasileira de Química, do Conselho Regional de Química e da Secretaria de Educação e Esportes do Estado.