Patrocinada

Nota da Redação é estratégica para o resultado do Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 28/10/2021 às 7:00
Carlos Paixão/ Divulgação GGE
Carlos Paixão/ Divulgação GGE FOTO: Carlos Paixão/ Divulgação GGE

Quem está se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que a redação é fundamental para a nota final. Então, capriche na preparação e treine bastante e foque em alcançar um texto nota 1.000.

Professora de Redação do Ensino Médio do Colégio GGE, Fernanda Nascimento explica que em um texto bem feito, dentro das exigências do Enem, “não pode faltar a defesa clara de um ponto de vista e a abordagem completa do tema proposto”. “Muitos alunos têm dificuldade em expor a tese, que é o ‘coração’ do texto. Esse é um aspecto que precisa ser bem exercitado para que o aluno consiga expor de modo evidente o seu ponto de vista”, explica.

Uma nota estratégica

A professora Fernanda relembra que com um excelente desempenho na Redação é possível compensar resultados menores em outras disciplinas. “Por isso, o aluno atento considerará a Redação como uma área estratégica para a composição do seu resultado”, argumenta.

Leitura em dia

Tentar adivinhar o tema da Redação não dá, né? E o que fazer, então, para estar com argumentos afiados para a construção do texto? Fernanda Nascimento relembra que o Enem sempre aborda conteúdos relacionados a problemas sociais, “sejam eles evidentes ou não”. “Desse modo, os alunos precisam ser críticos e estar bem informados sobre diversos aspectos do cotidiano”. Noutras palavras: mantenha-se atualizado.

Leia também:

> Dia do Professor: docentes contam como está sendo preparo para o Enem

> Falta um mês para o Enem: confira dicas para organizar a reta final

> Confira dicas infalíveis e se prepare para o Enem 2021

Há um modelo a seguir?

Não necessariamente. Mas, há, sim, um regramento exigido pelo exame e quem não segue essas critérios exigidos em cada competência, mesmo que escreva bem, não vai ter boa nota. Segundo a professora do GGE, um bom professor “fará a diferença para que esse aluno saiba o que escrever e, principalmente, como escrever”.

“Alcançar o nível mais alto na redação do Enem depende não somente de um excelente domínio da língua, mas também do cumprimento de todas as exigências do exame. Por causa disso, são raras as notas máximas nessa prova”, explica Fernanda Nascimento.

E agora?

A gente listou as competências exigidas pela Redação do Enem para você relembrar:

1. Siga a norma culta (vale 200 pontos)

Sabia que o uso da vírgula é um dos erros mais recorrentes?

2. Esteja certo de que compreendeu o tema e utilize de conceitos de diversas áreas (200 pontos)

Siga firme no tema e reflita bastante sobre sua linha de argumentação, evitando que haja fuga ao tema proposto. Os textos de apoio servem, como o nome diz, para apoiar seus argumentos: fique atento ao tema!

3. Selecione e organize as ideias

Antes de escrever, organize tudo o que você sabe sobre o tema proposto e una aos textos de apoio. Não saia escrevendo sem pensar antes.

4. Construa sua argumentação

O ideal é usar dois parágrafos para isso.

5. Não esqueça da proposta de intervenção

O aluno precisa problematizar o tema ou não conseguirá cumprir a competência 5, uma das exigências da redação do Enem: que solução você propõe para o problema central?