ENEM

Inep libera cartão de inscrição: confira seu local de prova no Enem

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 03/11/2021 às 15:49
Cartão de inscrição enem 2021
Cartão de inscrição enem 2021 FOTO: Cartão de inscrição enem 2021

Estudantes inscritos na edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar seus locais de prova na Página do Participante. Até a publicação desta matéria, a página estava com instabilidade devido ao número de acessos.

No documento, os candidatos têm informações gerais, além do local, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada, além de registrar se o estudante tem algum atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso tenha solicitado.

Este ano, as provas do Enem ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro. Nesta edição, 3.109.762 candidatos estão inscritos, número mais baixo desde 2005. Dos inscritos, 3.040.871 farão a prova impressa e 68.891, na modalidade digital. Este ano, as duas versões do exame serão aplicadas nas mesmas datas - 21 e 28 de novembro -, com itens das provas e tema da redação iguais

Leia também:

> Estudantes se preparam para segundo Enem do ano

> IES poderão aderir ao Sisu em novembro; candidatos podem concorrer com notas do Enem 2021

> Nota da Redação é estratégica para o resultado do Enem

Segunda aplicação

Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição de 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.