NOTÍCIAS

Estado abre inscrições para mais de 8 mil vagas em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 08/11/2021 às 16:11
Escola Técnica Estadual | Foto: Kleyvson Santos/SEE
Escola Técnica Estadual | Foto: Kleyvson Santos/SEE FOTO: Escola Técnica Estadual | Foto: Kleyvson Santos/SEE

Estão abertas, a partir desta terça (9), as inscrições para 8.490 vagas em cursos técnicos na modalidade Ensino Médio-integrado à Educação Profissional. As vagas são para as Escolas Técnicas Estaduais (ETE) em jornada integral. As inscrições seguem até o dia 19 deste mês e devem ser realizadas exclusivamente através do site da SEE.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), são 26 tipos de cursos em 48 ETEs espalhadas por Pernambuco.

“Este processo seletivo é muito importante pois os cursos técnicos oferecem aos nossos estudantes novas oportunidades. É muito importante o fortalecimento da formação técnica como estratégia de governo. Estamos muito felizes em abrir mais de 8 mil vagas no ensino médio integrado das ETE”, afirma o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

Provas

As provas serão presenciais, de 22 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 17 de dezembro. As matrículas poderão ser realizadas de 20 a 23 do mesmo mês.

"As Escolas Técnicas Estaduais, durante a pandemia, vêm dando respostas rápidas e muito eficazes, tanto na formação dos estudantes, quanto no diálogo e articulação com os diversos setores e arranjos produtivos”, pontua George Bento, gerente de Educação Profissional.

Cursos

Os cursos oferecidos são nas áreas de Administração; Agroecologia; Agropecuária; Artes Visuais; Design Gráfico; Desenvolvimento de Sistemas; Edificações; Eletrotécnica ; Eventos; Farmácia; Logística; Marketing; Mecânica; Mecatrônica; Meio Ambiente; Multimídia; Nutrição e Dietética; Produção de Áudio E Vídeo; Programação de Jogos Digitais; Publicidade; Rádio Tv E Internet; Redes de Computadores; Sistemas De Energia Renovável; Teatro e Zootécnica.

“O Governo do Estado de Pernambuco segue investindo na ampliação de vagas nas Escolas Técnicas Estaduais. A política pública de Educação Profissional tem um impacto muito positivo na vida dos jovens, que podem durante o ensino médio fazer um curso técnico integrado, que vai os ajudar a se inserir, de maneira mais rápida, no mercado de trabalho”, ressalta a Maria Medeiros, secretária Executiva de Educação Integral e Profissional.