ENEM

Enem à vista: primeira parada, provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 16/11/2021 às 9:36
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem FOTO: Bobby Fabisak / JC Imagem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021, estreia seu calendário com a prova de Linguagens e suas Tecnologias, exigindo conhecimentos gramaticais da Língua Portuguesa, exigindo grande poder de interpretação e, vejam só, também cobrando capacidade de leitura não-verbal.

O fera já sabe disso, mas não custa lembrar: questões envolvendo comunicação não-verbal, com textos publicitários, por exemplo, estão entre as mais recorrentes do Enem. É uma dica de última hora que não poderia faltar.

Exemplo de linguagem não-verbal

A convite do Blog do Enem, a professora de Língua Portuguesa do Colégio GGE, Katilini Oliveira, fez uma lista do que a banca do Inep (o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela prova) mais cobra. E está tudo disponível para você no EnemCast, da Rádio Jornal ou no Spotify do Colégio GGE.

E para refrescar a memórias para as questões de História e de Geografia, confira nossa matéria desta quarta (17).

Leia também:

> Reta final é hora do Aulão Tira-Teima GGE: inscreva-se!

> Prova de Matemática do Enem exige assuntos diversos, “do mais simples ao mais aprofundado”; confira dicas

> Nota da Redação é estratégica para o resultado do Enem

> Vamos aproveitar bem o tempo? Faça um plano de estudos

> Confira dicas infalíveis e se prepare para o Enem 2021

E o dia da prova?

Tudo pronto na cabeça, mas e o resto? Lembre-se que o Enem precisa ser feito com caneta de tinta preta, de corpo transparente, e você precisa levar um documento oficial com foto. Não vale cópia!

Também leve água suficiente para as cinco horas de prova e um lanche leve, que te ajude a ficar tranquilo. O Colégio GGE te dá dicas do que levar para comer na prova do Enem. No primeiro dia, você vai resolver 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas avisa: então imprima-o e leve com você. Este documento tem todas as informações importantes. Ah, e não esqueça que conferir o local de prova com antecedência.