DICAS

Professores avaliam que tema da redação foi mais difícil que em edições passadas

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 21/11/2021 às 16:05
Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM 2021 em Brasília | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM 2021 em Brasília | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil FOTO: Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM 2021 em Brasília | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Agência Brasil - Para o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o tema da redação desta edição foi mais difícil do que os temas de edições anteriores do Enem: “Se compararmos com as propostas de redação de anos anteriores, a barra subiu, é um tema bastante complexo, de dificuldade elevada, em especial para o candidato que está saindo do ensino médio. Vamos pensar que essa questão de registro civil para um adolescente de 17, 18 anos, é algo bastante distante uma vez que isso é responsabilidade dos familiares”, diz.

O tema, no entanto, segundo o professor, segue a linha de tratar de uma dificuldade social presente no Brasil. “É um problema muito grave e que merece discussão”.

Leia também:

> Começa hoje o Enem 2021 em todo o país

> Candidatos começam a chegar aos locais de prova para 1° dia do Enem 2021

> Mais de 250 mil candidatos do Enem têm entre 31 e 59 anos

> Portões fechados, vão começar as provas do primeiro dia do Enem 2021

> “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” é o tema da redação do Enem 2021

A professora de produção textual do colégio Mopi Júlia Langer concorda que a prova seguiu a mesma linha dos anos anteriores. “O Enem é uma prova muito crítica, que fala sobre problemas da nossa sociedade muito intrínsecos, problemas que impedem muitas vezes nosso desenvolvimento enquanto país”, diz.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que cerca de 3 milhões de pessoas não possuam um registro civil, como certidão de nascimento. “Isso impede o acesso à cidadania, uma vez que não consegue acesso ao sistema público de saúde, ao SUS, não consegue registro para programas sociais, não tem acesso à educação, não pode fazer uma matricula numa escola pública, não tem algo básico”, diz, Júlia.

Para desenvolver uma boa redação, os professores ressaltam que os estudantes precisam estar atentos aos textos motivadores, que acompanham o tema. O enfoque a ser dado estará definido nos textos. De acordo com a professora de redação na plataforma Explicaê, Cainã Marques Vilanova, o tema é bastante amplo. “Meu receio é que os estudantes não consigam selecionar queriam falar de tudo. Se conseguirem manter a calma, eles vão conseguir, com certeza, escrever direitinho. Mas, tem que ter cuidado”.