UPE

SSA: provas mais conteudistas e trabalhosas. Você está pronto(a)?

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 03/12/2021 às 13:01
SSA2_Filipe Jordão JC Imagem FOTO:

Vem chegando as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) para estudantes dos 1° e 2° anos do Ensino Médio, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de dezembro.

Todos os detalhes você encontra no Manual do Candidato. Acesse:

Manual do Candidato - SSA1

Manual do Candidato - SSA2

Estamos em cima das provas, mas não custa lembrar que o SSA tem provas bem diferentes do modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tende a ser mais conteudista, com questões mais extensas e, por consequência, sendo mais trabalhosa (ou mais difícil mesmo, em muitos casos).

SSA1 - Atente para o reconhecimento da tipologia, os gêneros textuais e suas especificidades, a coesão referencial e  sequencial, sem esquecer os aspectos do léxico a e construção dos sentidos, seja em textos literários e não literários.

SSA2 - Assim como na primeira fase, o reconhecimento dos tipos de textos e de gêneros textuais são mandatários, sua composição e estrutura são aspectos normalmente vistos. Não esquecer da articulação, dos recursos expressivos utilizados como também dos aspectos linguísticos que podem surgir como concordância e regência.

As provas de Inglês, tanto do SSA 1 quanto do 2, têm seis questões (se ligue: no SSA3, são 10 questões). Segundo o professor Hudson Ribeiro, do GGE, a UPE cobra conhecimentos em vocabulário e gramática, além de interpretação de texto (que nos últimos anos foi mais recorrente). Já entre os assuntos, explica, pode-se esperar Pronomes, Tempo verbais (presente, passado e futuro e condicional), preposições, link words, comparativo e superlativo.

“Na prova do SSA2, alguns assuntos podem voltar como pronomes, pronome sujeitos, pronomes reflexivos”, conta Hudson. Indirect speech, vozes ativa e passiva e presente perfeito ou passado perfeito também podem ser cobrados.

“Fazendo comparação, a principal diferença é que no Enem só cai interpretação de texto. Além disso, no Enem apenas o texto é em inglês, e a prova traz enunciados e alternativas em Português. O SSA tem um nível semelhante, mas é mais trabalhoso. E questões podem ser todas em inglês”, comenta.

Conteúdo do bom

Você está se preparando para outras provas ou quer dicas sobre como organizar horários de estudos e sua alimentação? Confira estes e outros assuntos em conteúdos produzidos pelo Colégio GGE. Tudo gratuito. Acesse em: https://gge.com.br/web/acervo-gge/.