ENEM

Tema da redação do Enem trata sobre contribuição das mulheres nas ciências da saúde

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 09/01/2022 às 16:14
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem FOTO: Bobby Fabisak / JC Imagem

Com informações da Agência Brasil

"Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil" foi o tema da redação na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), hoje (9), em todo o país.

Desta forma, os candidatos precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. Além disso, a banca cobra que sejam seguidas cinco competências. A redação precisa ser opinativa e organizada para a defesa de um ponto de vista.

Assim, a opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

Além da redação, os estudantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas.

Reaplicação

Fizeram provas as pessoas que se inscreveram em setembro, após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e para os participantes do exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

No próximo domingo (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica também aplica o segundo dia de provas.

Nota

Segundo o Inep, as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

O processo de correção é acompanhado em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Inep. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação:

• fuga total do tema proposto;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema braille;

• cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.