ENEM

Pronto para mais Enem? Tem dicas para quem vai fazer segundo dia de reaplicação do exame

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 12/01/2022 às 13:09
Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.
Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021. FOTO: Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

Agora, sim, só falta mais um dia de provas para encerrar a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gente trouxe orientações para as questões de Matemática e Ciências da Natureza, feitas pelos professores do Colégio GGE.

Ah, e não custa lembrar que a saga continua no próximo domingo, 16. Os candidatos farão o segundo dia da reaplicação do exame e do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade.

Leia também:

> Em reaplicação do Enem 2021, 67% dos inscritos faltaram à prova

> Vai fazer a reaplicação do Enem 2021? Relembre das regras do exame e prepare-se

> Renegociação do Fies pode atender mais de 1 milhão de estudantes

Dicas

As questões são sobre Matemática e Ciências da Natureza, onde são cobrados conhecimentos sobre Física, Química e Biologia. No domingo, você terá das 13h às 18h30 para finalizar a prova.

Desta forma, o Blog do Enem compartilha contigo as orientações dos professores Carlos Japwwa, Fábio Costa e Eraldo Belarmino sobre assuntos recorrentes nas provas de Física, Química e Biologia. 

“Nesta reta final, o ideal é valorizar os aspectos temáticos mais recorrentes. Aposte em circuitos elétricos e eletromecânica, ondulatória, assim como energia mecânica, luminosa…”, resume Japwwa. Estes assuntos, ele relembra, permeiam em torno de 10 das 15 questões referentes a Física. Você pode ouvir mais orientações do professor do Colégio GGE. Acesso o EnemCast, no site da Rádio Jornal, ou o Spotify do GGE.

“Hoje, o aluno não sente nenhuma dificuldade em identificar as questões da prova, pelo menos no caderno de Natureza”, diz, sobre o Enem ter um perfil mais conteudista hoje, o professor de Química, Fábio Costa.

Assim, aposte em exercícios sobre forças intermoleculares e polaridade das moléculas, reações orgânicas, Eletroquímica e Cálculo Estequiométrico, além de explorar questões sobre meio ambiente. Você pode ouvir mais dicas de Fábio Costa. Acesse o EnemCast ou o Spotify do GGE.

Por último e igualmente importante, temos a orientação do professor Eraldo Belarmino (ele também pode ser encontrado no EnemCast e no Spotify do GGE). Ele lembra que os assuntos são cobrados de maneira integrada. Uma questão sobre água pode abordar doenças ou fisiologia vegetal, por exemplo. “Fiquem também de olho no ciclo do nitrogênio”, recomenda.

Carlos Japwwa, professor de Física do Colégio GGE | Foto: JC360

Leia também:

> Confira dicas infalíveis e se prepare para o Enem 2021

> Nota da Redação é estratégica para o resultado do Enem

> Prova de Matemática do Enem exige assuntos diversos, “do mais simples ao mais aprofundado”; confira dicas

Tem prova de Matemática e suas Tecnologias também, tá lembrado? Já conferiu as dicas de Marconi Sousa, professor de Matemática do GGE? Então acessa lá e chegue afiado, são 45 questões, heim? Boa sorte!