NOTÍCIAS

Editais do Sisu, Prouni e Fies são publicados no diário oficial: confira cronogramas completos

Tatiana Notaro
Tatiana Notaro
Publicado em 19/01/2022 às 16:55
Sisu - Sistema de Seleção Uniificado
Sisu - Sistema de Seleção Uniificado FOTO: Sisu - Sistema de Seleção Uniificado

A partir de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em março, é a vez do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), os três editais que definem os prazos e critérios para se inscrever nos processos seletivos para o primeiro semestre de 2022.

Desta forma, o período de inscrição para o Sisu começará no dia 15 de fevereiro e terminará às 23h59 do dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro.

no início de março, de 8 a 11, é a vez de se inscrever no Fies, que este ano oferta 110.925 vagas.

Segundo o MEC, haverá aumento na oferta das vagas, que estão em processo final de consolidação, já para os processos seletivos do Sisu e Prouni deste primeiro semestre de 2022.

Inscrições

As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. De acordo com o MEC, haverá um portal único que reunirá os sistemas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies em um só ambiente.

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior irá direcionar o candidato a cada um dos sistemas de inscrição, conforme o interesse nas vagas disponibilizadas em cada processo seletivo.

Pelos três processos, estudantes terão oportunidades para ingressar no ensino superior. Em todas elas a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.

Sisu

  • Resultado (em chamada regular única): 22 de fevereiro
  • Período de matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na chamada regular: 23 a 28 de fevereiro
  • Prazo para solicitar entrada na lista de espera (candidatos não classificados em suas primeiras opções de cursos): 22 a 28 de fevereiro

Informações sobre prazos, horários e procedimentos adotados para a matrícula dos convocados nessa etapa são repassadas pela instituição escolhida. Sendo assim, para concorrer, é preciso ter feito o Enem de 2021 e ter obtido nota superior a zero na prova de redação.

Prouni | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Prouni

O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 2 de março será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 21 de março, o resultado da 2ª chamada.

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada - 2 de março; 2ª chamada – 21 de março.
  • Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e para o processo seletivo próprio da instituição de ensino, quando houver: 3 a 14 de março.
  • Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino, quando houver: de 21 a 29 de março.
  • Período para que inscritos manifestem interesse em participar da lista de espera: 4 e 5 de abril.
  • Divulgação dos pré-selecionados em lista de espera: 7 de abril.
  • Comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera: 8 a 13 de abril

Para concorrer a uma bolsa do Prouni é preciso ter realizado o Enem de 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro, conforme definido no Edital nº 3, publicado nesta quarta-feira, 19, no DOU.

Além disso, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Para bolsa parcial (50%), a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Da mesma forma, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

Financiamento Estudantil

Fies

Podem disputar as vagas ofertadas pelo Fies todos que tenham participado de uma ou mais edições do Enem, a partir da edição de 2010, não tenha zerado a prova de redação do Enem e tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem.

As datas são as seguintes:

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado dos candidatos pré-selecionados: 15 de março
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única: 16 a 18 de março.
  • Convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: de 16 de março a 28 de abril.

O candidato precisa ter participado do Enem. Além disso, precisa ter feito a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições. A nota mínima exigida é a média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Da mesma forma, para obter o financiamento também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.