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As dúvidas sobre a iniciação científica e o trabalho de conclusão de curso.

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 30/01/2017 às 11:00
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É no Ensino Médio que o jovem começa a identificar a vocação por trabalhos científicos. Este é o primeiro momento em que o aluno começa a conhecer e compreender a importância de investir nessas atividades. As linhas de pesquisa ficam mais evidentes no ensino superior, quando os alunos de cursos de graduação são estimulados e colocados em linhas de pesquisa, sob a orientação de um professor experiente, que vai ensinar as técnicas e os métodos científicos.

Partindo desse contexto, a iniciação científica estimula o estudante a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES), como bolsista ou voluntário, em programas próprios, ou por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a Pró-reitora acadêmica do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Simone Bérgamo, desenvolver ou participar de um projeto de iniciação cientifica significa participar de um projeto maior, vinculado a linhas de pesquisa dentro de uma instituição de ensino ou pesquisa.

“O tema de pesquisa de iniciação científica do aluno pode ou não estar vinculado a área de graduação dele. Estes projetos principais têm como característica pertencerem a linhas de pesquisas definidas e objetivam a pesquisa de temática inédita. Mas, a Iniciação Científica não se trata de uma etapa obrigatória do ponto de vista regulatório na vida do acadêmico”, explica.

A profissional esclarece, ainda, que o trabalho de conclusão de curso (TCC) é o desenvolvimento de um projeto vinculado a área de formação de graduação do aluno, que pode ou não envolver uma temática inédita.

“O TCC não possui o rigor científico e a continuidade presentes no projeto de iniciação científica. Por outro lado, trata-se de componente curricular obrigatório em alguns cursos superiores, sendo necessário que o aluno o integralize para a conclusão do curso”.

A resolução institucional de uma Iniciação Científica não está equiparada diretamente ao TCC, afinal a iniciação científica não é necessariamente obrigatória, cabe ao interesse do aluno, já o TCC é o requisito fundamental exigido pela maior parte das instituições na conclusão de uma graduação.

Como resoluções básicas, o TCC é um tipo de trabalho acadêmico que servirá como forma de avaliação final dos estudantes. Ele possui uma estrutura dividida em parte externa, elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.