SISU

MEC libera o resultado do Sisu 2018.1

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 29/01/2018 às 8:21
Nesta primeira edição de 2016, será feita uma única chamada dos aprovados. Arte: ACS/MEC
Nesta primeira edição de 2016, será feita uma única chamada dos aprovados. Arte: ACS/MEC FOTO: Nesta primeira edição de 2016, será feita uma única chamada dos aprovados. Arte: ACS/MEC

Acabou a espera! Os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) já podem consultar o resultado da chamada regular do processo seletivo no site do sistema. Tendo sido aprovado nos cursos selecionados, os estudantes devem ficar agora atentos aos prazos de matrícula que começam nesta terça-feira (30) e vão até 7 de fevereiro - lembrando que cada instituição segue um calendário próprio. Quem não comparecer no prazo estipulado ou não apresentar os documentos requisitados perderá automaticamente a vaga.

Para quem não se classificou em nenhuma das duas opções, vale destacar que estes só entrarão na lista de espera do curso escolhido como primeira opção - no caso de eventuais remanejamentos. O vestibulando que desejar integrar a lista de espera tem entre hoje e o dia 7 de fevereiro para se inscrever.

De acordo com o MEC, até o início da tarde do dia 26, último dia para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se candidatem na plataforma, o sistema havia registrado 1.954.849 inscritos e 3.793.667 inscrições (considerando a possibilidade de optar por dois cursos).

LEIA MAIS

Governo prorroga inscrições para o PE no Campus

Aluna de MT é nota mil na Redação do Enem pela 2ª vez consecutiva

Inscrições para o ProUni começam dia 6 de fevereiro

Este ano foram ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 públicas estaduais – um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; e 100 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e 61 universidades.

Somente em Pernambuco, seis universidades e institutos abriram seleção de novos alunos no primeiro semestre de 2018 por meio do Sisu. Foram elas: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 6.952 vagas; a Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.730; o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 384; o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), com 367; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.880; e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 720  somente em Pernambuco - a instituição também tem campus em cidades da Bahia e do Piauí.

O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério de avaliação.