NOTÍCIAS

Pernambuco é um dos dois estados que atingiu a meta proposta pelo Ideb para o Ensino Médio

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 04/09/2018 às 15:54
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foram divulgados pelo Inep e revelam avanços e deficiências do sistema brasileiro de ensino
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foram divulgados pelo Inep e revelam avanços e deficiências do sistema brasileiro de ensino FOTO: Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foram divulgados pelo Inep e revelam avanços e deficiências do sistema brasileiro de ensino

Diante de um cenário em que a maioria dos estados brasileiros teve a meta descumprida na avaliação do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta segunda-feira (3), Pernambuco integra a seleta (e pequena) lista dos que atingiram a meta proposta para o Ensino Médio. A média das redes estaduais do País foi de 3,5 e as escolas pernambucanas atingiram a meta de 4 pontos estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já as particulares tinham projeção de 6,5, mas alcançaram 5,6 no índice.

Goiás foi o estado que teve a melhor nota nas redes públicas: 4,3, em uma escala de zero a dez, sendo que o objetivo para o Estado era 4,2. De uma maneira geral, o Ensino Médio é considerado a etapa mais crítica nas avaliações em relação às outras fases escolares. O índice chegou a ficar estagnado entre os anos de 2014 e 2016 e, na avaliação de 2017, avançou 0,1 ponto. Ainda assim, o resultado não pode ser considerado satisfatória: a meta era de 4,7 pontos e chegou apenas a 3,8.

O que é o Ideb e como ele funciona?

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira e avalia o ensino fundamental e médio no em todos os estados brasileiro, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Ele foi criado há um pouco mais de dez anos, em 2007, e, desde a primeira edição, foram estabelecidas metas a serem atingidas. São quatro metas no total - nacional, estadual, municipal e por escola - e o cálculo do índice é realizado entre 0 e 10. Como se pode ver, as metas divulgadas ontem não alcançaram nem a metade do índice...

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Além de não terem alcançado a meta esperada, cinco estados ainda tiveram redução no valor do Ideb entre 2015 e 2017: Amazonas, Roraima, Amapá, Bahia e Rio de Janeiro. Até 2022 a meta do Brasil é conseguir alcançar a média 6, número que corresponde aos de países como França, Japão, México, Austrália, Suíça e Reino Unido.

Todos os números do Ideb estão disponíveis no site oficial do Inep e podem ser consultado facilmente.