ATUALIDADES

IFPE abre inscrição para olimpíadas estaduais de Física, Foguetes e Astronomia

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 05/09/2018 às 7:30
IFPE abre inscrição para olimpíadas estaduais de Física, Foguetes e Astronomia
IFPE abre inscrição para olimpíadas estaduais de Física, Foguetes e Astronomia FOTO: IFPE abre inscrição para olimpíadas estaduais de Física, Foguetes e Astronomia

Se você cursa o Ensino Médio e se identifica com os temas ligados à física e à astronomia, se liga: estão abertas as inscrições para a edição 2018 das olimpíadas estaduais de Física, Foguetes e Astronomia, organizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). As competições são voltadas para os alunos do Ensino Médio - tanto de escolas públicas quanto privadas, regular e profissionalizante.

É necessário que sua escola realize a inscrição, preenchendo o formulário específico, informando os dados do professor-representante para cada uma das três competições. Caberá também ao professor não só inscrever os estudantes localmente, como aplicar e corrigir as provas. O formulário deverá ser encaminhado por e-mail, para o endereço especificado em cada um dos regulamentos (veja no site do IFPE as especifidades das regras de participação).

O cadastro das escolas e a inscrição dos estudantes são totalmente gratuitos. Os alunos receberão certificados de participação e serão classificados de acordo com a pontuação, podendo receber medalhas de ouro, prata e bronze. As competições estaduais funcionam como etapa preparatória para as olimpíadas nacionais e internacionais nas três áreas.

As olimpíadas

As provas da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA) e da Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OpeFog) estão programas para o dia 21 de setembro, enquanto a prova da Olimpíada Pernambucana de Física (OpeF) está agendado para o dia 28 do mesmo mês.

As edições estaduais das três competições são coordenadas pelo professor de Física do IFPE, Guilherme Pereira, que também coordena o Núcleo de Astronomia do Campus Recife. É a quarta edição da olímpiada de astronomia e a terceira das competições de física e de foguetes.