ENEM

Cinco séries e filmes para estudar para o vestibular - Parte 1

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 21/09/2018 às 17:00
Cena do filme "12 anos de escravidão" FOTO:

Quem disse que estudo "de verdade" é apenas àquele que envolve livros, cadernos e horas sentado à escrivaninha? Essa é apenas uma das muitas formas de preparar-se para fazer a prova do Enem, do SSA ou das universidades particulares. Existem inúmeros outros jeitos de estudar, como gravar a si mesmo falando sobre determinado assunto e depois ouvir enquanto realiza outras tarefas, se juntar com os amigos e responder às perguntas uns dos outros ou ainda simplesmente sentar em frente ao computador e... relaxar assistindo uma série ou um filme!

Quer dizer, não relaxar completamente, mas aproveitar esse momento de descanso e entretenimento para assimilar conteúdos que são geralmente cobrados nas provas de vestibular, só que contados sob a forma ficcional. Confira a lista abaixo. Você já assistiu algum deles? E fica ligado que, na próxima semana, vamos postar mais cinco filmes!

1 - Merlí

O seriado catalão conta a história de Merlí, um professor nada convencional de filosofia e de seus alunos do Ensino Médio, em Barcelona. Tudo começa quando o protagonista é transferido para dar aula no colégio de seu filho, Bruno, de quem ele não era muito próximo. Além de focar nos conflitos típicos dos adolescentes do século 21, debatendo temáticas como droga, sexualidade, conflitos ideológicos e planejamento do futuro, a produção espanhola da Netflix aborda, a cada capítulo, os conceitos de um filósofo e de que maneira eles dialogam com a atualidade.

2 - Downton Abbey

Formada por seis temporadas, a série acompanha os dramas e as conquistas de uma família aristocrata inglesa, os Crawley, que moram numa imensa casa dentro da propriedade chamada Downton Abbey. Além dos pais e das filhas, moram também os (numerosos) empregados e o grande trunfo da  série é justamente mostrar como acontece a convivência entre todos esses indivíduos, tanto a partir das histórias pessoais de cada um quanto sob uma ótica mais abrangente, sobre os conflitos de classes sociais. Downton Abbey é, além de uma boa produção de entretenimento, uma grande aula de história: o enredo é ambientado no começo dos anos 1910 e segue por uma década, revelando as mudanças pelas quais o mundo estava passando naqueles anos, a Primeira Guerra Mundial, os movimentos políticos, as modas etc...

3 - Adeus, Lênin

Este filme de 2004 se passa durante o final da década de 80, mais precisamente em 1989, ano da queda do Muro de Berlim. Pouco tempo antes do ocorrido, a mãe do personagem Alexander Kerner tem um sério problema de saúde e entra em coma. Quando ela acorda, a Alemanha Oriental que então conhecia está totalmente ocidentalizada e tomada pelo capitalismo. Sob recomendação médica, Sra. Kerner não deve passar por grandes sustos, então Alexander decide esconder de sua mãe as mudanças socioeconômicas que ocorrem enquanto estava no hospital. Mesclando comédia a fatos reais, o filme é interessante para observar quais foram as consequências do maior conflito ideológico do século 20.

4 - 12 anos de escravidão

Estamos em 1841, nos Estados Unidos. O personagem Solomon Northup é um escravo liberto, mas que, ao aceitar um emprego em uma outra cidade, é sequestrado e vendido. O drama épico dirigido por Steve McQueen e inspirado em uma história verídica retrata os 12 anos em que Solomon passa novamente como escravo em plantações no estado de Louisiana. Extremamente elogiado pela crítica especializada em cinema e pelo grande público, o filme foi vencedor em três grandes categorias no Oscar de 2014: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (para Lupita Nyong'o).

5 - We are legion

É um documentário de cerca de 120 minutos que traz entrevistas de integrantes do famoso grupo de hackers e ciberativistas Anonymous. Com suas intervenções virtuais, o grupo já entrou em diversos sistemas tidos como extremamente seguros, como redes de grandes corporações desde 2008. O grupo é bastante conhecido por usar as máscaras do filme "V, de Vingança". Mas, para o documentário, vários dos ativistas tiraram os disfarces e falaram abertamente sobre o assunto. Para conseguir essas entrevistas, o diretor Brian Knappenberger frequentou salas de bate-papo usadas pelos integrantes do Anonymous durante um ano. A produção é interessante como material de estudo pois temáticas como uso de redes sociais, ciberativismo e movimentos sociais que se formaram na internet são bastante contemporâneos e podem ser abordados nas provas de vestibular.