ENEM

Inep divulga a Cartilha do Participante para o Enem 2018

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 01/10/2018 às 16:31
enem2018 FOTO:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, divulgou neste fim de semana a edição 2018 da Cartilha do Participante, com foco em orientações para a redação. "Nosso objetivo é tornar o mais transparente possível a metodologia de avaliação da redação, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas", diz a apresentação da cartilha.

O documento é, de fato, bem interessante pois detalha todas as competências que os avaliadores vão observar na redação dos estudantes. São explicados também quais os critérios usados nas correções e, por último, a cartilha traz exemplos de textos que obtiveram a pontuação máxima no Enem 2017 - uma boa dica é ler essas redações e observar como foi construído o texto, o tipo de vocabulário etc..

Além da versão em PDF (veja aqui), o Inep produziu uma versão em Libras, disponível no Youtube. Abaixo, confira já as competências que são melhor explicadas na cartilha:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da  argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.