UPE

Literatura: confira quais assuntos serão cobrados no SSA 3

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 04/10/2018 às 17:29
Freepick FOTO:

Começou hoje, para todos os terceiranistas, uma contagem regressiva: falta exatamente um mês para a prova do Enem 2018. E, para aqueles que também vão tentar ingressar na Universidade de Pernambuco (UPE), a contagem é dupla, pois iniciou-se também a reta final dos estudos para o SSA 3, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro. Já compartilhamos aqui no blog dicas de química, física, inglês, matemática e hoje é a vez de lembrarmos quais os assuntos que devem cair nas questões de literatura.

Vale, antes de tudo, lembrar que a prova de língua portuguesa é composta de 12 questões, sendo 8 de gramática e interpretação de texto, e as outras 4 de literatura. Na avaliação do professor do colégio GGE, Paulo Neto, as perguntas de literatura costumam ser densas, ainda mais da prova do SSA 3 pois os assuntos cobrados vão desde o pré-modernismo até a contemporaneidade. No vídeo abaixo, Paulo detalha os temas mais abordados pela UPE:

Lembre todos os assuntos que podem ser cobrados:

1. Pré-modernismo: contexto social e histórico: o estudo da produção literária da época; o estudo dos seguintes autores e suas principais obras: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos.

2. As Vanguardas Europeias: contexto social e histórico: o estudo das diversas influências estéticas na literatura da época; futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo, impressionismo e surrealismo.

3. Modernismo: Primeira Fase: A Semana de Arte de 22: a inovação de Mario de Andrade, Oswald de Andrade e

Manuel Bandeira; Segunda Fase – o Modernismo de 30: a poesia nas suas múltiplas faces: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes; O Regionalismo Nordestino: a narrativa vigorosa, a denúncia social e a forte oralidade na ficção de Rachel de Queiroz, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e Jorge Amado; Terceira Fase

de João Cabral de Melo Neto ( o poeta engenheiro); Clarice Lispector (epifania clariciana) e João Guimarães Rosa (a linguagem reinventada).

4. Tendências da Literatura: Contemporânea. 4.1 – Poesia Concretista: Ferreira Gullar, Decio Pignatari e Os Irmãos Campos; As peculiaridades da produção literária dos seguintes autores: Mario Quintana, Paulo Leminski, Adélia Prado e Raimundo Carrero; O teatro brasileiro: a visão inovadora de Nelson Rodrigues; A denúncia social, o humor e a ironia de Ariano Suassuna.

Obras Literárias:

1. CARRERO, Raimundo. A História de Bernarda Soledade. Recife: Editora Bagaço, 2005.

2. LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocoo, 2010.

3. MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.

4. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.

5. ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

6. SUASSUNA, Ariano. A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.