ENEM

Cinco filmes que podem te ajudar nos estudos (parte 2)

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 05/10/2018 às 20:01
o jogo da imitação FOTO:

Na sexta-feira retrasada indicamos, aqui no blog, cinco séries e filmes que vão muito além do entretenimento e trazem, além de boas risadas e do despertar de variadas emoções, conteúdo que podem ser úteis nas provas do Enem e outros vestibulares. Indicamos Merlí, Downton Abbey, Adeus, Lênin, 12 Anos de Escravidão e We Are Legion. Agora, seguimos com a segunda parte das sugestões, desta vez apenas com produções cinematográfica.

Você também gosta de aproveitar os momentos de lazer para ver seriados e filmes? Já assistiu algum dos que falamos? Se tiver sugestões de outros títulos que também são bacanas para revisar conteúdos históricos, sociais e políticos, compartilha com a gente! E lembrando que algumas das temáticas abordadas nas nossas indicações também já foram assunto de entrevistas com professores de história (Ditadura Militar) e redação (imigração).

(relembre as cinco primeiras indicações aqui)

6 - O Jogo da Imitação

O filme se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial, no Reino Unido. O governo monta uma equipe de especialistas para decifrar um código elaborado pelos alemães para enviar mensagens por submarinos, chamado Enigma. Se for decifrado, os ingleses (que fizeram parte dos chamados Aliados, países que se uniram contra as Grandes Potências, lideradas pela Alemanha) poderão desvendar as estratégias dos inimigos e agir com antecedência. Um dos integrantes da seleta equipe é o matemático Alan Turing, inteligentíssimo mas de difícil relacionamento com as outras pessoas.

7 - Olga 

É uma produção nacional que conta a famosa história verídica de Olga Benário, uma judia alemã, comunista que foi perseguida pela polícia e teve que fugir para Moscou. Na Rússia, ela recebeu treinamento militar e foi encarregada de acompanhar o líder Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. E foi justamente ao longa desta viagem que eles se apaixonam e, dentre a descoberta desse novo amor e luta política, o casal participa do planejamento da Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas. O filme retrata a vida de Olga desde sua saída da Alemanha, ainda jovem, até sua deportação, quando é forçada a voltar pra Alemanha, onde dá a luz à sua filha Anita Leocádia no campo de concentração.

8 - Que horas ela volta?

Outro filme brasileiro na lista! Esse é mais recente, foi lançado em 2015 e trata de forma ficcional mas muito realista os conflitos de classe que ocorrem no Brasil, tomando como ponto de partida a vida de uma família paulista de classe média alta. Val é a funcionária que, além de limpar e cozinhar, também cuidou do filho do casal dono da casa desde que ele era muito pequeno. O laço que se criou entre os dois é maternal mas, mesmo Val morando lá, continua sendo tratada como um pessoa de fora, que "quase" é da família - só que não senta à mesa com eles nas refeições, não participa das festividades etc... Tudo muda quando Jéssica, filha de Val, que morava em Pernambuco e está prestes a fazer o vestibular, decide se mudar para morar com a mãe e tentar ingressar em uma universidade em São Paulo.

9 - Samba

O título deste longa-metragem leva o nome do personagem interpretado pelo ator Omar Sy, um senegalense que vive na França há 10 anos e que, desde sempre, vive de bico, de empregos pequenos. Em paralelo, há a história da francesa Alice que, mesmo vivendo bem em termos financeiras, sofre bastante emocionalmente com o estresse e desilusões. O destino faz com que os caminhos dessas duas pessoas tão diferentes se cruzem nesse filme que aborda temáticas da vida cotidiana, como amor e sonhos, e questões mais sociais, como imigração, de maneira cômica e delicada ao mesmo tempo.

10 - Zuzu Angel

E encerrando nossa lista, um filme necessário em termos políticos, também baseado em fatos reais. Zuzu Angel foi uma estilista brasileira cujo filho, Stuart Angel, era militante na época da Ditadura Militar que foi torturado e assassinado. A partir deste momento, Zuzu decide usar de seu apelo midiático e de suas criações para lutar por justiça e achar o corpo do filho. Sua luta ecoa Brasil afora e, mesmo sabendo do perigo que corria por estar se opondo ao regime, nunca se calou e fez de sua dor um grande apelo pelo fim das torturas e da ditadura. Um retrato emocionante de um dos períodos mais cruéis da história do Brasil.