NOTÍCIAS

UFPE tem sete cursos de graduação com conceito máximo no Enade

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 11/10/2018 às 12:23
JC Imagem
JC Imagem FOTO: JC Imagem

O mês de outubro já começou da melhor forma para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a notícia de que a instituição integra as 10 melhores universidades do Brasil pelo Ranking Universitário Folha (RUF). Agora, o MEC divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017 e sete cursos da UFPE  conquistaram o conceito 5 (máximo).

Os cursos destacados com o conceito máximo são: Arquitetura e Urbanismo (Recife); Ciência da Computação (Recife); Engenharia de Alimentos (Recife); Engenharia de Controle e Automação (Recife); Engenharia de Produção (Caruaru); Física – Bacharelado (Recife); e Pedagogia (Caruaru).

Outros 21 cursos tiveram conceito 4; 16 cursos tiveram conceito 3; e cinco cursos ficaram com conceito 2. Ao todo, a UFPE teve 49 cursos de graduação presenciais e a distância, dos campi Recife, Caruaru e Vitória, avaliados em 2017. A lista completa de cursos e conceitos da Universidade pode ser conferida aqui.

Com relação aos cursos que obtiveram conceito 2 (Ciências Biológicas – Licenciatura (Vitória); Ciências Biológicas/Ciências Ambientais (Recife); Matemática – Licenciatura (Educação a Distância – EAD); Matemática – Bacharelado (Recife); e Música (Recife),  o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Paulo Goes, indica a importância da reflexão permanente sobre os resultados com o objetivo de melhorar o desempenho.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.