ENEM

Veja quando os cartões de confirmação do Enem serão liberados

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 19/10/2018 às 11:41
Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem FOTO: Leo Motta/JC Imagem

Está chegando o Enem! Faltam dois fins de semana de revisão (e um pouco de descanso, né?) para o primeiro domingo de prova e, já na próxima segunda-feira, os mais de 5 milhões de estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 poderão acessar seus cartões de confirmação na página do participante do portal do Inep.

Com o documento, será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas. A recomendação é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Além do local, o cartão também indica número de inscrição, data e horários das provas, detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade – se foi solicitado –, e o idioma estrangeiro escolhido.

A assessoria do Inep afirmou que não há casos de inscritos que não encontram seus cartões ou de informações equivocadas. De acordo com o órgão, os dados preenchidos na inscrição são automaticamente inseridos nessa confirmação. De qualquer maneira, a orientação é que, havendo algum problema, o estudante entre em contato com os canais de atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site da pasta, para que a demanda seja verificada.

É importante lembrar que o governo decidiu manter o início do horário de verão, que começará no primeiro dia de prova do Enem, 4 de novembro. O MEC recomenda que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

Da redação do blog, com Agência Brasil