NOTÍCIAS

Em dúvida sobre que profissão seguir? Confira nossa entrevista com uma orientadora educacional

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 23/10/2018 às 15:36
Freepick FOTO:

A história é das mais comuns: você entra no Ensino Médio e, a cada almoço em família, a pergunta é sempre a mesma. "Já sabe qual curso vai querer tentar na universidade?" Quando a resposta é não, ter que repetir diversas vezes para as outras pessoas (e para você mesmo) pode gerar muita angústia e dúvidas. Mas é muito mais normal do que você pensar chegar no primeiro ou segundo ano e ainda não ter definido sua profissão. Existem várias formas de escolher conscientemente e com calma a graduação que mais combina com você.

Para a orientadora educacional do colégio Marista São Luís, Hannah Menezes de Lira, não saber qual graduação irá cursar não significa estar perdido, mas sim permitir se conhecer. A escolha do curso universitário é, de fato, um processo de autoconhecimento e descobertas, pois é preciso pesquisar sobre as diferentes carreiras existentes, avaliar seus gostos e suas aptidões.

"Recomendo sempre que o aluno olhe os sites das universidades, procure as grades curriculares dos cursos das áreas com as quais ele se identifica, observe também a estrutura que a faculdade oferece", pontua Daniella. "Conversar com os pais e familiares é também muito importante, pois esse diálogo que diz respeito ao futuro do adolescente precisa passar pelo núcleo familiar."

Como escolher a graduação?

Se você não sabe qual curso quer fazer, pode começar se fazendo uma pergunta simples: qual profissão eu não quero de forma alguma? Ter certeza de que determinados caminhos não são feitos para você já é um grande e importante passo! Depois, uma dica é você mapear quais os assuntos que você mais gosta, o que você sente que tem afinidade. Por exemplo: gosta de desenhar e acredita que ficaria satisfeito ao exercer uma  profissão que necessita de criatividade e aptidões artísticas?

Procure saber quais cursos possuem essas características! Ou então você tem vontade de trabalhar com um propósito social? Existem inúmeros cursos que contemplam esta questão: direito, serviço social, medicina, as licenciaturas, entre outros.

É também um hábito das universidades e de alguns colégios promover feiras de profissões. O Marista São Luís, por exemplo, sediou na última semana o evento que reuniu profissionais de diversas áreas com o intuito de tirar as dúvidas dos estudantes. "Nosso projeto de orientação profissional está inserido em um projeto maior, de vida, valores e perspectivas futuras desde cedo, e no Ensino Médio, nos voltamos mais para a escolha da profissão", explica a orientadora.

Estudantes do colégio São Luís participaram, na última semana, da Feira de Profissões que acontece anualmente na escola

"Convidamos 26 profissionais de cursos distintos e os alunos formaram pequenos grupos para conversar com cada um deles e tirar as dúvidas em relação às profissões, ouvir suas experiências. Foi um momento muito animado e construtivo. Ao longo do ano temos também outras atividades, visitas a empresas, palestras e atendimentos individuais."

Então, se você está chegando perto de ingressar no Ensino Superior e não sabe ao certo o que quer cursar, não se desespere! E lembre-se de ser curioso, pesquisar e perguntar sempre que achar necessário.