SISU

Respondemos às oito maiores dúvidas sobre a prova do Enem 2018

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 26/10/2018 às 15:07
escrevendo FOTO:

A contagem dos dias que faltam para o Enem 2018 parece estar passando cada vez mais rápido - afinal, estamos a um pouco mais de uma semana do primeiro domingo de prova. Muitas dúvidas podem surgir em relação ao que é permitido e o que não é durante o horário do exame, sobre o gabarito, resultados etc... Nós reunimos oito dos questionamentos mais frequentes em relação à prova do Enem. Confira as orientações:

1.Quais os horários de entrada e saída da prova?

Aviso importantíssimo antes de você anotar os horários: todos estão de acordo com o horário oficial de Brasília e, exatamente no primeiro dia do Enem, acontece a mudança para o horário de verão. Os portões dos locais abrem às 12h e as provas começam a ser entregues às 13h30. Mas, atenção! Você só pode chegar até, no máximo, 13h, hora em que os portões são fechados (lembre que esses horários são seguidos de forma rígida e intransigente). No dia 4/11 o aluno tem até às 19h para fazer a prova e, no dia 11/11 até às 18h30.

Esses horários valem então para o Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. Já em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins haverá uma hora a menos (portões fecham às 12h), enquanto em Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima os portões serão fechados às 11h. No Acre e Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga) o horário é ainda mais cedo: portões abrem às 9h e fecham às 10h.

2. Onde você pode verificar seu local de prova?

É preciso entrar no site do Inep, na Página do Participante, para acessar o cartão de confirmação de inscrição, com CPF e senha. O cartão contém informações como número de inscrição, endereço do local onde o aluno fará as provas, número da sala e outros detalhes como a língua estrangeira escolhida pelo candidato - inglês ou espanhol. Não é possível mais alterar o lugar da prova! Uma dica é tentar fazer o percurso de onde você estará no domingo de manhã até o local do Enem para não ter surpresas no dia.

3. Quais disciplinas são cobradas em que dias do Enem?

No primeiro domingo, dia 4/11, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões divididas entre geografia, história, filosofia, sociologia), Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões divididas entre língua portuguesa, literatura e as línguas estrangeiras) e Redação (um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas). Já no segundo dia, 11, é a vez das provas de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias (45 questões) e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões divididas entre biologia, química e física).

4. É possível comparecer em apenas um dos dias da prova?

Sim, você pode, não há nada no edital que proíba um participante de comparecer apenas em um dos dois domingo do Enem. Mas dificilmente você vai atingir a pontuação necessária para entrar um curso superior se só fizer uma parte da prova.

5. Quanto tempo duram as provas?

No primeiro domingo, você tem 5h30 para fazer a prova e, no segundo domingo, 5h. A redação é aplicada no primeiro dia, por isso esse tempo extra de meia hora em relação ao segundo e último dia.

6. O que pode e o que não pode levar para a prova?

Antes, é importante lembrar o que você não só pode como deve levar nos dias do Enem: documento original com foto e na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento), canetas (apenas preta e de tubo transparente) e o cartão de confirmação. Sem esses documentos, você não conseguirá fazer a prova.

O que pode levar: Água (em garrafas transparentes, sem rótulos), lanches (em potes fechados e transparentes ou alimentos industrializados lacrados). Pode também levar o celular mas, antes de entrar na sala, ele deverá ser desligado para ser guardado dentro de um envelope porta-objetos que será fornecido pelos fiscais.

O que não pode de jeito nenhum: Lápis, borracha, calculadora, fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, relógio, livros e anotações.

7. Quando serão liberados os gabaritos?

Os gabaritos e os cadernos de questões das provas serão divulgados no dia 14 de novembro e os resultados individuais poderão ser consultados a partir do dia 17 de janeiro.

8. De que forma a nota do Enem pode ser usada no ingresso ao Ensino Superior?

Para tentar entrar em uma universidade pública, você vai precisar se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu não exige nota mínima nas provas do Enem, basta ter feito o Exame no ano imediatamente anterior e não ter zerado na Redação. Porém, existe uma nota de corte para cada curso em cada universidade e essa nota é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e no número de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Para cursar uma faculdade particular através do Programa Universidade para Todos (ProUni), programa do Governo Federal criado em 2004 e cujo objetivo é oferecer bolsas a estudantes que não têm condições de pagar o ensino superior, é preciso tirar pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Diversas universidades privadas também permitem que o aluno aplique sua nota do Enem como forma de ingresso, sem precisar fazer o vestibular da instituição.