ENEM

Segurança do Enem será reforçada em PE este ano

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 30/10/2018 às 11:19

A Polícia Militar de Pernambuco divulgou os números e a forma com a qual será feita a segurança durante os dois dias do Enem 2018. Chama a atenção o fato de haver um aumento no número de policiais que estarão nas ruas nos próximas dias 4 e 11 de novembro: serão 1.523 PMs a cada domingo - ou seja, um total de 3.046 profissionais, 89 a mais do que no ano anterior.

Segundo o coordenador operacional  do Planejamento do Enem em Pernambuco, major Roberto Oliveira, este aumento na força tarefa pode ser possível devido a um acréscimo de R$ 16 mil na verba, por parte do Ministério da Educação (MEC). "Nós temos missões em relação à segurança das provas e dos candidatos que vão realizar o exame. Vamos realizar as escoltas das unidades de distribuição em todo o Estado e fazer o policiamento em todos os locais de aplicação das provas", explicou.

Ao todo, 307 mil pessoas realizarão o Enem em Pernambuco este ano. As provas começaram a chegar no Estado em malotes já no início do mês, mas serão encaminhadas para os locais de aplicação apenas no dia do exame. "A partir das 5h, as provas saem dos lugares de distribuição e a polícia faz a escolta desses veículos dos Correios", disse o major.

E, no término das provas, a PM realiza a chamada escolta reversa, isto é: acompanham o transporte dos cartões de respostas. Em todo o Estado, 80 municípios participam do Enem 2018, somando 631 locais de prova. Ainda em relação à temática da segurança nos dias do exame, centrais de monitoramento serão montadas em todas as capitais do País.

No Recife, será no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Defesa Social (SDS), localizado no Bairro de São José. Ficam concentradas, durante a realização das provas, algumas instituição como Compesa, Celpe, CTTU, Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Polícia Federal e Correios, que podem atuar na solução de problemas que cercam o Enem.