ENEM

Veja como se alimentar bem às vésperas de uma prova importante

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 01/11/2018 às 16:20
Freepick FOTO:

Quem nunca ouviu falar na máxima “mente sã, corpo são”? Pode parecer clichê falar na relação entre o corpo e a mente, mas é bem verdadeiro que o bom funcionamento de um está intimamente ligado ao do outro. E quando se fala em estudos e provas como as do Enem, é importante cuidar bem não apenas das revisões mas também da sua saúde. Para a nutricionista e professora de Educação Nutricional do colégio GGE, Renata Freire, ter bons hábitos alimentares influencia diretamente na atividade cerebral.

É necessário buscar nutrientes essenciais e de todos os grupos alimentares: alimentos energéticos (os carboidratos, como os tubérculos e raízes, arroz, milho, etc.); os reguladores (constituído pelas vitaminas e minerais presentes nos hortifrútis); e os construtores (proteínas de origem animal e/ou vegetal). Às vésperas de um prova importante, o estudante deve dar uma atenção especial às suas refeições.

“Prezar para que o hábito do estudante seja em torno de alimentos mais saudáveis, já repercutirá na saúde mental e física. Na véspera das provas, optar por alimentos que já sejam do seu hábito alimentar, mas que possuam melhor facilidade de digestão e buscar alimentos mais naturais, consumir raízes ou tubérculos, hortifrútis, proteínas animais ou vegetais”, ressalta Renata.

Os aliados e os inimigos

Da mesma forma que existem alimentos que são nossos aliados em relação aos estudos e foco, também tem os que podem se tornar inimigos. O excesso de cafeína - presente não só no café mas em chás (preto, mate e branco) e até na Coca-Cola - pode influenciar de forma negativa no sono. "Além disso, uma alimentação composta de alimentos “pesados” , seja uma feijoada ou um fast food, pode acarretar em desconforto abdominal, mal-estar, azia e até processos diarreicos. Influencia até no sistema nervoso e no processo de raciocínio", explica a nutricionista.

Renata Freire é nutricionista do colégio GGE e também é especialista em Nutrição Esportiva e Funcional

E quais os alimentos que, além de nutritivos, favorecem a melhoria do humor e sensação de bem-estar? Algumas oleaginosas (como castanhas), ovos, aveia, banana, chocolate de pelo menos 70% cacau e folhas verdes possuem compostos ativos importantes para a integridade e funcionamento do sistema nervoso central (SNC).

Para o dia da prova

É importante que você não faça a prova em jejum! Por mais que você não tenha o hábito de tomar café da manhã no dia a dia, tente fazer um esforço na manhã do Enem ou de outros vestibulares. "Caso contrário, poderá ter problemas de rendimento, dor de cabeça ou até sonolência", explica Renata.

Como lanche que vai ser consumido durante a prova, a dica da nutricionista é investir ao máximo em alimentos mais naturais como frutas, frutas secas, amendoim e castanhas ou ainda biscoitos ou bolachas (porém lendo no rótulo os ingredientes presentes naquele alimento.)