ENEM

Entre atrasados e youtuber, confira como foi o fechamento dos portões no Recife

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 04/11/2018 às 13:36
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

O clima na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na manhã deste domingo (4), era de nervosismo, emoções à flor da pele, incentivos coletivos e também de muita criatividade. "Olha a água! Hidrata o corpo e refresca os pensamentos!", gritava o vendedor ambulante próximo a um dos portões da Unicap, o segundo maior local de prova do Enem 2018 no Recife, concentrando cerca de 7.500 candidatos. Os portões abriram às 11h, como era estipulado, foram fechados às 12h e não houve nenhum atrasado.

Diversas pessoas chegaram correndo faltando pouquíssimos minutos para o fechamento dos portões - teve até quem entrou às 11h59! Mas no Centro Universitário Unibra, também localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, foi diferente. Maior local de prova do Enem este ano, quem estava por lá pode ver, com pesar, a agonia da estudante Talita Adrielly, que chegou segundos após terem fechado os portões. Ela veio do bairro de Casa Amarela e justificou o atraso afirmando que o ônibus teria atrasado. Além disso, também contestou o fechamento dos portões alegando que faltava ainda um minuto para o meio dia, recebendo apoio de algumas pessoas presentes no local, mas a situação não foi resolvida e Talita não pode entrar.

Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Homem-Aranha e incentivos

Nem os super-heróis escapam de fazer o Enem? O youtuber Welber Campos, de 18 anos, foi vestido de Homem-Aranha e ficou na entrada do portão do Bloco G, da Unicap. "Meu objetivo aqui é descontrair o pessoal, não quero atrapalhar ninguém, só animar", disse o jovem, que fez o Enem no ano passado e agora cursa Fisioterapia.

Além do youtuber estava presente um grupo de 12 pessoas segurando cartazes com mensagens de incentivo, como "Você é mais do que uma nota" ou ainda "Você pode fazer!". Os incentivadores fazer parte do Siga-me, um grupo formado por cristãos que decidiram, na manhã de um domingo de feriadão, levar um pouco de conforto aos estudantes.

Perfil do Participante

A região Nordeste tem 32,8% dos 5,5 milhões de inscritos no Enem 2018. As mulheres representam 59% dos participantes, que estão concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reúne 27,8% dos participantes. Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o Ensino Médio, enquanto 29,7% está cursando o último ano em 2018. Os “treineiros”, participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018.