ENEM

Saiba como administrar seu tempo de prova

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 08/11/2018 às 15:33
Freepick
Freepick FOTO: Freepick

O domingo se aproxima e mais uma prova vem aí, o segundo dia do Enem 2018 e, já na próxima semana, muitos dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio também irão fazer a prova do SSA 3, da UPE. Uma dúvida frequente entre os alunos é a de como administrar o tempo durante o exame, quanto minutos deve-se dedicar às perguntas, se é recomendado pular as que não se tem certeza etc...

Claro que cada prova é diferente, mas existem dicas que valem para todas e reunimos abaixo, com a ajuda do professor de matemática do Marista São Luís, Jairo Teixeira, e do coordenador do Terceiro Ano do colégio, Luciano Barbosa, algumas delas.

1 - Comece pela matéria em que você tem mais facilidade. Você sente que se dá melhor respondendo às perguntas de matemática, biologia, física ou química? Uma boa dica é procurar logo na prova as questões da disciplina com a qual você se sente mais seguro, tem mais afinidade, pois você não só irá responder mais rápido, poupando tempo para as mais difíceis, como também ganhará mais confiança para continuar a prova.

2 - Assim que receber o caderno de provas, não se preocupe em começar a responder as questões de imediato e na ordem. Faça primeiro uma leitura dinâmica e tente resolver as que você identificar de maior facilidade. Aproveite essa "varredura" e assinale as perguntas que você ache de dificuldade mediana, respondendo-as em seguida. "Deixe as mais difíceis para o final! E, se tiver àquelas questões que são bombas, deixe realmente para o final da prova e tente responder apenas se sobrar tempo", aconselha o professor Jairo. "Se não der, não se sinta culpado, é muito difícil conseguir solucionar todas."

3 - Para o Enem, considere uma média de 3 minutos por pergunta. É uma média mesmo, porque existem perguntas que você vai levar menos de 1 minuto para responder e outras que te demandarão mais de 3. "Mas, se o aluno perceber que está demorando demais numa questão, ele não deve insistir. Passe para a próxima e depois você volta", diz o coordenador do São Luís.

4 - Tenha sempre o tempo sob o controle - por mais difícil que possa parecer! Se não tiver relógio na sala, pergunte ao fiscal o horário, só assim você vai ter noção do tempo.

Por fim, uma dica do professor Jairo Teixeira, que não está diretamente relacionada ao tempo na prova mas que é bastante valiosa: na véspera, pegue "o resumo do resumo, que seja bem sucinto e reúna os conteúdos mais importantes de cada matéria e revise um pouco, mais sem desgaste! Apenas meia hora." O último lugar em que você deve estar no dia anterior de uma prova importante é a sala de aula, procure focar em relaxar, sair de casa, ir à praia, assistir um filme. "Cuidar do equilíbrio emocional e corporal é fundamental."