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09/nov
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Cinco dicas para manter a calma e controlar a ansiedade no dia da prova

Publicado por VALENTINE HEROLD em DICAS às 16:32

Faltam apenas dois dias para a última prova do Enem 2018 e sabemos que, às vezes, é difícil se manter tranquilo às vésperas e no próprio dia do exame. Neste domingo (11), milhões de estudantes em todo o Brasil irão fazer as provas de Ciências Exatas e Ciências da Natureza e a chegada deste dia pode gerar nervosismo. Se preparar para ingressar no Ensino Superior é, por si só, um processo repleto de altos e baixos emocionais, por isso é importante desenvolver mecanismos para conter a ansiedade no momento dos estudos e das provas.

Conversamos com a psicóloga do colégio GGE, Sandra Sales, sobre quais as melhores maneiras de controlar o nervosismo durante uma prova importante. Antes de tudo, vale lembrar que nem sempre um exercício que tem um resultado positivo para uma pessoa é o ideal para todos. Se você sente que sofre de ansiedade de forma contínua ou que questões de ordem emocionais te atrapalham nos estudos, converse com seus pais sobre a possibilidade de procurar um atendimento psicológico, ou procure algum coordenador no colégio, os funcionários das escolas sempre estão de ouvidos e coração abertos!

1- Diminua o ritmo de estudo nos dias que antecedem a prova! Parece contraditório estudar menos quando se tem um grande teste se aproximando? É que de nada adianta estar revisando de forma frenética e não cuidar da saúde – tanto física quanto emocional. “Estudos mostram que, no dia da prova, 60% do que vale é a questão emocional”, explica Sandra. “O aluno precisa identificar o que está colocando em xeque sua concentração na hora da prova e agir a partir disso.” O que nos leva à segunda dica:

2 – Três ações que podem te ajudar para quando sentir a ansiedade bater: respire fundo, tome um pouco de água e peça para ir ao banheiro (vale até jogar um pouco de água no rosto, segundo a psicóloga, antes de voltar à sala e continuar a prova).

3 – Não foque nos outros candidatos. Às vezes nossa atenção é desviada e começamos a prestar atenção nas pessoas que estão fazendo a prova ao nosso redor. Se isso acontecer e você perceber, procure voltar logo a sua concentração ao que você está fazendo, não interessa se alguém já respondeu a mais questões ou já fez a redação. O imprescindível é focar no seu momento.

4 – No dia anterior à prova, esqueça os estudos. Se quiser, faça uma revisão bem leve logo de manhã e depois tire o restante do dia para relaxar, ficar com a família, sair com amigos, fazer um checklist do que vai precisar levar para a prova e dormir cedo para ter uma boa noite de sono.

5- Por fim, separamos algumas dicas de exercícios de respiração que podem te ajudar a manter a calma. “No GGE sempre trabalhamos dando orientações de respirações de diferentes tipo, seja abdominal, baseada no Mindfulness ou com o objetivo e potencializar o cérebro”, ressalta Sandra. Existem vários canais no Youtube e sites que trazem exercícios de respiração e meditação mas, para te ajudar, separamos dois vídeos bem didáticos.