ENEM

Professor do Recife faz denúncia de plágio de questão do Enem 2018

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 12/11/2018 às 14:00
questão 170 enem 2018 FOTO:

O professor de biologia Fernando Beltrão, mais conhecido como Fernandinho no cursinho de pré-vestibular Academia de Estudos Fernandinho Beltrão, fez uma denúncia na noite deste domingo (11) em relação à prova de matemática do Enem 2018, aplicada no mesmo dia.

Em vídeo publicado em seu perfil no Facebook, ele acusa o Inep de ter plagiado uma questão da prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2013. "O Inep plagiou o o vestibular da UFPR. A questão 170 da prova cinza é uma cópia perfeita do processo seletivo da Federal do Paraná. Isto é uma vergonha", afirmou o professor que percebeu o ocorrido pois a mesma pergunta já integrou o rol de questões de uma apostila de seu cursinho.

"O Inep paga para fazer uma prova original e faz uma desgraça dessa. Está errado. Concurso público não pode ser assim", continuou durante o desabafo. O Inep ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Uma das novidades do Enem 2018, inclusive, foi a criação de um novo canal para denúncias. Os estudantes podem realizar as denúncia na Página do Participante e as situações relatadas serão analisadas pelo Inep, ou então através do telefone do Fala Brasil (0800-616161).

Confira o vídeo na íntegra: