ENEM

Enem 2018: questão de matemática é anulada pelo Inep

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 13/11/2018 às 0:24
provas enem2018 FOTO:

Após a repercussão negativa envolvendo uma das questões de matemática do Enem 2018, aplicada no último domingo (11), o Inep comunicou que irá anular o item da prova. Acontece que a tal pergunta não era inédita (o que descumpre um dos requisitos do exame), pois já havia sido utilizada em uma prova de vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2013.

O caso veio à tona no Recife a partir da denúncia do professor Fernando Beltrão, que compartilhou um vídeo em sua rede social ainda na noite do domingo em que mostra as duas provas e desabafa sobre o ocorrido. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Inep esclareceu a situação e disse que o Ministério da Educação (MEC) já abriu uma sindicância para apurar o ocorrido, que pode culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal.

"A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, a questão foi utilizada no vestibular da própria Universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter ocorrido", diz a nota divulgada pelo órgão.

"O Ministro da Educação, Rossieli Soares, contatou o Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a Instituição à disposição para colaborar com a apuração. A Universidade havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI)."

Você fez a prova do Enem de Matemática e Ciências da Natureza? Então veja qual o número da questão anulada em relação às cores dos cadernos:

Caderno Amarelo – 150;

Caderno Cinza – 170;

Caderno Azul – 163;

Caderno Rosa – 180;

Caderno Laranja – 150;

Caderno Verde – 150.