UPE

Como se preparar bem para a redação do SSA 3

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 14/11/2018 às 18:36
escrevendo FOTO:

Essas últimas semanas foram de foco total para a prova do Enem, né? Muitos dos assuntos que foram revisados também são úteis para mais uma etapa rumo ao Ensino Superior que acontece neste domingo (18), o SSA 3, mas é importante lembrar que existem grandes diferenças entre as duas provas. Conversamos com a professora de português Katiline Oliveira, do colégio GGE, sobre quais as características que se assemelham e as que se distinguem da redação do Enem.

Lembrando que, segundo informações do Manual do Candidato, a natureza da redação da UPE é dissertativo-argumentativa e deve conter, no mínimo, três parágrafos e ser desenvolvida entre 20 e 30 linhas. Ela será avaliada isoladamente, valendo de 0 a 10 pontos.

Semelhanças:

Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio, a proposta de redação entregue ao aluno na prova da UPE possui uma folha de rosto com informações importantes que apontam para o que será avaliado: coesão, coerência, domínio da norma culta.

"Na UPE os avaliadores também consideram a parte desconectada. Ou seja, se um candidato colocar um trecho de um poema, uma música, uma receita, algo que não tem nada a ver com o tema, a redação é zerada", ressalta a professora.

Diferenças:

Talvez a maior característica da redação do Enem é que o Inep exige do estudante que haja uma proposta de intervenção. "Não é obrigatório no SSA, mas, se o aluno se deparar com um problema social, é diferente. Todo problema social tem solução, existe agentes, ações que podem ser tomadas, meios necessários para que se realizem essas ações", explica Katiline. Então já fica a dica, gente! Se o tema da redação deste ano do SSA 3 envolver algum impasse de ordem social é importante lembrar desses tópicos que podem te ajudar a organizar seus parágrafos e pensar em estrutura do texto.

Mas, com certeza, a principal diferença entre a redação do Enem a do SSA é a questão do tema. Enquanto o primeiro sempre aborda um tema explicitamente social - que deve ser pensado a partir de textos motivadores de gêneros variados e até infográficos -, o segundo traz, geralmente, uma frase, um fragmento de música de onde deve se extrair o tema.

"O ano passado, por exemplo, foi um verso de Lenine. 'A gente espera do mundo, o mundo espera de nós" e coube ao candidato interpretar de que forma via essa mensagem', lembrou Katiline. "Não é para ficar divagando, mas sim pensar atitudes com o próximo, compaixão, engajamento em questões sociais, relação do homem com a natureza etc... Ou seja: uma metáfora que teve que ser materializada na redação."