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Professores do Marista São Luís comentam questões contestadas do SSA

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 06/12/2018 às 15:44
Foto: Felipe Ribeiro/ JC imagem
Foto: Felipe Ribeiro/ JC imagem FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC imagem

As provas do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco deram o que falar este ano. Mais precisamente as do SSA 1 e 2, os seriados voltados para os primeiros e segundos anos do Ensino Médio de todo o Estado, já que 72 questões destas duas avaliações foram contestadas, como anunciou nesta quinta-feira (6) a UPE.

Destas, 28 correspondem à prova do SSA 1 e 44 à do SSA 2, dentre as matérias de língua portuguesa, matemática, física, filosofia, biologia, química, história, geografia, espanhol, inglês e sociologia. O blog pediu a professores do colégio Marista São Luís que comentassem sobre essas divergências entre o gabarito oficial e as contestações. Confira abaixo as avaliações dos docentes e veja aqui a lista completa das questões que deverão ser revistas pela banca.

Química, professor Gustavo Hollanda:

"A prova do SSA 2 deste ano pode ser classificada dentro de um nível de maior complexidade, com questões que apresentavam em seu enunciado a falta de elementos necessários para compreensão do comando de resolução, ou seja, do objetivo da questão, como também de informações essenciais para a sua resolução. Neste ano, de forma incomum, percebemos nas provas troca de gabarito, gerando nos estudantes desconforto e ansiedade. Percebe-se que, no processo de elaboração de algumas questões, há ausência de uma abordagem que busque avaliar a capacidade de percepção, aplicação e solução de problemas envolvendo a Química, ou seja, dos conceitos adquiridos ao longo do ano. A prova de forma geral deixou muito a desejar em relação a vários aspectos importantes para o processo avaliativo, pois, pior que difícil, ela foi mal elaborada, complicada e desconexa. Isso é lamentável, uma vez que leva os estudantes ao desestímulo perante o processo e, assim, afasta a Universidade de sua função social. A UPE merece, pela sua qualidade como instituição, um vestibular sério e responsável.

Questão 11 – o gabarito é letra B. Mudança necessária.

Questão 12 – podemos solicitar sua anulação pela pouca qualidade da pergunta.

Questão 13 – tem duas respostas, logo deve ser anulada.

Questão 14 – deve ser anulada. Na verdade, a constante dos gases está dada em uma unidade equivocada, o que por bom senso deve causar a anulação da questão.

Questão 19 – mudança de gabarito para a letra C."

Biologia – professores Joseneide Gomes e Márcio Galvão:

"A prova de Biologia do SSA 2 apresentou um nível de questões considerado mediano e com uma boa distribuição dos conteúdos pertinentes ao 2º ano do Ensino Médio. Neste ano, a prova trouxe questões sobre Anatomia e Fisiologia, Endemias brasileiras, Taxonomia, Zoologia e Botânica. A utilização dos “elementos contextualizadores” (tiras em quadrinhos, textos da atualidade, poesias) foi realizada de forma harmoniosa e realmente pertinente aos conteúdos abordados em cada questão e ao cotidiano dos estudantes."

Física – professores Airton Maciel e Adriano Medeiros

"A equipe de Física do Colégio Marista São Luís gostaria de parabenizar a elaboração das provas de Física do SSA – UPE. Principalmente, o SSA 1 e o SSA 2, nos quais podemos observar uma prova justa e dentro da realidade dos estudantes da Educação Básica, com questões teóricas e de cálculo, abordando os principais assuntos do programa nos seus diversos níveis de compreensão. A única ressalva é com relação a alguns erros no gabarito divulgado, tais como as questões 24 e 27 cujos gabaritos corretos são, respectivamente, E e D."

Literatura – professora Verônica Cabral

"De certa forma, podemos considerar a prova superficial. Texto como pretexto, solicitando apenas a identificação do período literário e o nome do autor. Faltou aprofundar a análise textual."

Espanhol –professor Arthur Hermes

"Apesar de ter carecido de um texto multimodal, foi muito tranquila para nossos estudantes. Os temas dos textos foram muito interessantes e bem pertinentes. As abordagens dos enunciados foram claras e objetivas."