PARTICULARES

Curso de Estética e Cosmética acompanha crescimento do setor de saúde e beleza

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 13/12/2018 às 12:43
Foto: Freepick
Foto: Freepick FOTO: Foto: Freepick

Com a popularização das redes sociais, parece impossível nos dias de hoje as tendências do universo da estética e dos cosméticos passarem despercebidas por quem se interessa minimamente no assunto. Frequentemente aparecem novos cortes de cabelo, cores de esmalte, tipos de massagens, técnicas de depilação e estilos de maquiagens, muitas novidades sendo compartilhadas no mundo todo de forma constante.

Mas então, em meio a tantos vídeos de tutoriais e de compartilhamentos de dicas, qual a importância de se profissionalizar na área? Se engana quem pensa que não é necessário ter formação acadêmica para atuar como esteticista: o curso superior tecnológico em Estética e Cosmética oferece o conhecimento teórico e prático primordial para que o aluno se torne um profissional completo e apto a entrar no mercado de trabalho.

Uma das instituições que oferece o curso em Recife é o Instituto Pernambucano de Ensino Superior (Ipesu), localizado no bairro de Afogados e o Instituto de Ensino superior de Olinda (Ieso), em Olinda.  A duração é de três anos e o estudante sai apto a desempenhar suas atividades profissionais em centros e clínicas de estética, spas, academias, indústrias cosméticas e domicílios (atendimento home care), entre outros locais.

Dentre as disciplinas da grade curricular estão Bioética e Legislação Profissional, Cosmetologia e Formulações Cosméticas, Drenagem Linfática, Fisiologia, Marketing Aplicado à Estética, Terapias Capilares e Técnicas de Massagens, entre muitas outras disciplinas - confira todas as cadeiras ofertadas no curso aqui.

Laboratório do novo curso de Estética e Cosmética da Ieso e Ipesu

Sobre a profissão e o mercado de trabalho

O esteticista é um profissional especializado que trabalha com a tríada saúde, beleza e bem-estar. O campo de atuação é diverso e dá margem para que o profissional continue procurando formações e cursos nas subáreas. Com o diploma de Estética e Cosmética em mãos é possível trabalhar em salões de beleza, resorts, clínicas de fisioterapia e dermatologia ou SPAs. Além de trabalhar no dia a dia com questões estéticas, o profissional também pode atuar auxiliando pacientes em tratamentos pós-cirúrgicos e vítimas de queimaduras.

É interessante perceber que, nem em meio à crise econômica, o setor de estética não deixou de crescer. Um estudo realizado pelo Sebrae revelou que, entre 2010 e 2015, o número de centros estéticos e salões de beleza no país aumentou 567%!

Uma das razões para o desenvolvimento cada vez maior desse campo profissional se encontra nos avanços tecnológicos, uma vez que a ciência proporciona uma ampliação nos tipos de tratamento estéticos. Mas não pode deixar de ser citada a crescente conscientização dos indivíduos com a saúde e o bem-estar como um dos prováveis fatores para estes números. Ainda de acordo com os números colhidos pelo Sebrae, a previsão é que este mercado cresça mais de 14% até 2020.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre o curso de Estética e Cosmética, confira mais informações no site do IPESU e do IESO.