PARTICULARES

Pedagogia: uma carreira para além da sala de aula

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 21/12/2018 às 15:20
Coordenadora do curso de pedagogia da Farec explica que pedagogo pode atuar em diversas áreas FOTO:

Para muitos, ser professor vai além da prática em sala aula. É compartilhar conhecimento, estimular o convívio com as diferenças e, acima de tudo, participar ativamente da formação dos cidadãos do futuro, incentivando o pensamento crítico e a pluralidade. Segundo dados colhidos em 2017 do Censo da Educação Superior, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados no último mês de setembro, o curso superior de pedagogia figura entre os três mais procurados no Brasil, acompanhado do bacharelado em direito e administração. E, em 2016, a licenciatura ficou no topo da lista dos cursos com mais concluintes em todo o País – foram 125 mil egressos.

Esta tendência também vem se refletindo em Pernambuco. Para a professora e coordenadora do curso de pedagogia da FAREC (Faculdade do Recife), Dalvaneide Araújo, a alta procura por pessoas que querem iniciar a licenciatura em pedagogia advém, dentre outros motivos, do amplo campo de atuação que a graduação permite. “Tem sido cada vez mais claro para a população os diversos espaços profissionais que o pedagogo pode atuar”, reflete.

Alunos do curso de pedagogia da FAREC iniciam prática já no 3º período

Para além da sala de aula

“A imagem do pedagogo apenas em sala de aula com crianças pequenas, ou seja, na educação infantil, está sendo substituída pela presença do pedagogo na área de recursos humanos de uma empresa; atuando em projetos sociais em instituições do terceiro setor; pela presença do pedagogo em cargos executivos de instituições educacionais e, claro, na sala de aula”, explica Professora Dalvaneide.

O aluno que deseja ingressar na licenciatura vai se deparar com uma grade curricular bastante heterogênea que vai prepará-lo para o mercado de trabalho da docência da educação infantil até o quinto ano do fundamental e do preparo de materiais didáticos e paradidáticos, além de possibilitar a aproximação do estudante com a área da pesquisa e gestão escolar.

Mas não só de teoria vive a graduação. “Já no terceiro período, o aluno inicia sua prática pedagógica sob orientação de um professor. Temos uma parceria com o Instituto Shopping Recife onde desenvolvemos um projeto de extensão com moradores da comunidade de Entra Apulso, onde o Instituto está localizado”, ressalta a coordenadora.

Se você ficou interessado pela proposta do curso e deseja entrar para a docência ou para a pesquisa voltada à educação, pode conferir a grade curricular completa da graduação da FAREC aqui.