NOTÍCIAS

Preparação para o ITA e para IME exige dedicação dos estudantes

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 23/12/2018 às 14:13
Alunos da turma preparatória ITA e IME se reuniram antes da prova este ano
Alunos da turma preparatória ITA e IME se reuniram antes da prova este ano FOTO: Alunos da turma preparatória ITA e IME se reuniram antes da prova este ano

Quem pretende ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME) precisa se preparar bem. Os exames de admissão nas duas instituições estão entre os mais concorridos do País. Somente para o ITA, 11.135 candidatos concorreram às 110 vagas disponibilizadas neste ano.

Além da alta procura, os dois exames são conhecidos pelas provas bem elaboradas, o que exige dos candidatos uma boa bagagem. Por isso, quanto mais cedo a preparação tiver início, mais chances o estudante tem de ser aprovado.

Em Pernambuco, o Colégio GGE já oferece essa preparação três anos antes da realização dos testes. A partir do primeiro ano do ensino médio, já existem turmas específicas para quem busca ingressar nos institutos. No colégio, essa preparação é feita simultaneamente à preparação dos estudantes para olimpíadas de conhecimento - que, na verdade, começa bem antes mesmo do preparatório para o ingresso no ensino superior.

“O aluno desde o sexto e do sétimo ano já passa pelo preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). No oitavo ano, ele também é preparado para as olimpíadas de física, de química e para as de ciências”, explica Alessandra Cosme, supervisora das turmas olímpicas e preparatórias para o ITA/IME do GGE.

E o investimento tem apresentado grandes êxitos. “Somos o único colégio de Pernambuco que enviou, por várias vezes, alunos para as olimpíadas internacionais de física. Sabemos que essas atividades representam um diferencial na vida do aluno. Ele enriquece o seu currículo, aprofunda os conhecimentos, tem um melhor desenvolvimento cognitivo e de raciocínio lógico. O aluno que se prepara para olimpíadas de conhecimento é um aluno diferenciado”, comenta.

Para essas turmas, o colégio aplica uma grade curricular específica no ensino médio. “Até o final do segundo ano do ensino médio, trabalhamos todo o edital do ITA e do IME. Esse é o objetivo principal da criação dessas turmas. No terceiro ano, o aluno vai revisar todos os pontos vistos nos anos anteriores”, detalha. E para quem já concluiu o ensino médio, o colégio também oferece turmas especiais.

Turmas olímpicas

Quais as vantagens para os estudantes que se preparam para olimpíadas de conhecimento? “O diferencial dessas turmas é que um aluno que participa de uma turma preparatória para uma olimpíada de conhecimento, um aluno que é medalhado, premiado, é um aluno que tem as portas abertas para ser recebido em uma universidade fora do país; essas conquistas aumentam a probabilidade de conseguir bolsas em universidades estrangeiras; sem contar toda a bagagem pedagógica, toda a bagagem de conhecimento que o aluno adquire ao longo dos anos”, finaliza a coordenadora.