SISU

Ansioso com os resultados do vestibular? Saiba como aliviar a tensão

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 26/12/2018 às 17:59
Freepick FOTO:

Falta menos de uma semana para um novo ano e, a esta altura do campeonato, as provas de vestibular já foram todas realizadas. Apesar das férias e do alívio de ter (finalmente!) chegado ao fim do Ensino Médio, esse período pode ser também sinônimo de tensão e anseio pelos resultados do Sisu e das universidades particulares.

É normal ficar na expectativa, mas é preciso ter cuidado para não deixar essa ansiedade se tornar onipresente. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a deixar de lado esse sentimento e aproveitar os dias de folga com tranquilidade.

1- A prática de exercícios físicos de forma regular é um dos grandes aliados contra o estresse e a ansiedade. Se você não tem o hábito de se movimentar, que tal aproveitar as férias de verão para estabelecer uma nova rotina de cuidados com o corpo e a mente? Vale caminhada no calçadão, corrida no parque, academia, dança, passeios de bicicleta, yoga etc...

2- Janeiro é um mês de muito sol, que tal aproveitar o clima e o tempo livre para ir à praia? Nosso litoral pernambucano tem tantas opções! E quem não tiver como se deslocar para fora da Região Metropolitana sempre há Boa Viagem, a orla de Olinda e o Cabo de Santo Agostinho. O que vale é curtir o sol, tomar uma água de coco e ouvir o barulho do mar para esquecer (mesmo que momentaneamente) os problemas.

3- Com um ano novo sempre vêm também as resoluções. Em meio a tanta correria de estudo, cursinhos, simulados, você teve tempo de ler esse ano que passou? Uma boa ideia é acrescentar à sua lista de determinações para 2019 a iniciativa de ter mais tempo para a leitura. Nada melhor que as férias para começar!

4- Venhamos e convenhamos: se exercitar e ler é muito importante e prazeroso, mas assistir a uma série ou um filme também não fica de fora! Dias de folga podem ser sinônimos de maratonar as temporadas de um seriado ou procurar assistir aos filmes que figuram nas corriqueiras listas de melhores do ano.

Na espera dos resultados

A estudante do colégio Marista São Luís, Larrisa Araújo, se formou neste fim de ano. Aos 17 anos, ela fez o Enem 2018 e aguarda o resultado Sisu para descobrir se poderá, já em 2019, começar a cursar a graduação dos seus sonhos: medicina. Ela escolheu não fazer as provas das faculdades particulares para focar em entrar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou na Universidade de Pernambuco (UPE). Sobre as expectativas, Larissa está um pouco ansiosa, mas na medida saudável.

"Em geral eu gostei da prova do Enem, apesar de achar que está ficando mais conteudista, mas foi dentro do esperado", conta. "Desde pequena eu decidi que queria medicina, tentei até pensar em outro curso justamente por saber que é muito concorrido, mas não achei certo querer mudar algo que quero só por esse motivo." A rotina do ano que passou foi, como era de se esperar, bastante puxada, mas Larissa está até tranquila. "Tem a expectativa, claro, mas o sentimento que prevalece é o de que dei meu máximo. Mesmo se eu não passar agora, tudo bem. Fiz o que pude fazer, estudei muito."

Gabriela Lira, de 16 anos, fez o SSA 1 e, apesar de ter sido uma experiência totalmente nova, está tranquila com a espera dos resultados Foto: Luiz Pessoa/JC 360 - Gabriela Lira, de 16 anos, fez o SSA 1 e, apesar de ter sido uma experiência totalmente nova, está tranquila com a espera dos resultados Foto: Luiz Pessoa/JC 360
Larissa Araújo acaba de terminar o Ensino Médio. Ela deseja estudar medicina e teve uma rotina de estudo puxada em 2018 Foto: Luiz Pessoa/JC 360 - Larissa Araújo acaba de terminar o Ensino Médio. Ela deseja estudar medicina e teve uma rotina de estudo puxada em 2018 Foto: Luiz Pessoa/JC 360

Também aluno do Marista São Luís, Gabriela Lira, de 16 anos, teve sua primeira experiência de processo seletivo no último mês com o SSA 1, da UPE. A aluna não tem certeza de qual carreira deseja seguir, mas considera também medicina. "Não tentei o Enem, mas desejo fazer ano que vem por experiência. Achei a prova do SSA boa, a preparação que os professores nos deram foi muito legal, de acordo com o que foi cobrado pela UPE. Então eu estou tranquila com a espera dos resultados", conclui.