PARTICULARES

Conheça mais sobre o curso de Ciências Contábeis

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 02/01/2019 às 10:57
Turma de Ciências Contábeis Foto: Divulgação/ Sua Faculdade FOTO:

Você conhece o curso de Ciências Contábeis? Sabe o que faz um profissional da área? Sabia que, apesar de ser um curso com bastante tradição no ensino superior brasileiro, o mercado passa por transformações constantes que sempre abrem novas oportunidades para quem escolhe esse ramo?

Quem explica para a gente qual a finalidade da graduação é a professora Sabrina Lacerda, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Instituto Pernambucano de Ensino Superior, Ipesu, localizado no Recife, desde 2001. A Faculdade do Recife, Farec, e a Faculdade de Ciências Contábeis do Recife, Faccor, esta última localizada em Olinda, são instituições do mesmo grupo Sua Faculdade e também oferecem esse curso.

“A contabilidade tem por objetos de estudos o patrimônio, a riqueza aziendal e seus fluxos econômicos e ainda a criação de modelos que permitam a racionalização da informação, resultando numa melhor fonte para decisões”, explica.

Outra dúvida muito frequente em quem pensa em fazer a graduação é definir se a contabilidade está no time das ciências exatas ou se faz parte do grupo das humanidades. Para Sabrina, é nesta última categoria que o curso se encaixa.

Professora Sabrina Lacerda
Foto: Luiz Pessoa/ JC 360

“Entendemos que de fato trata-se de uma Ciência Social Aplicada, pois, apesar do uso de números e, em alguns casos, de Matemática Aplicada e Estatística (casos mais específicos), as Ciências Contábeis objetivam informar com precisão determinados dados que, destinados a gestão das organizações, impactam diretamente no meio social”, justifica. Ou seja, mesmo quem gosta muito de cálculos vai ter o que estudar ao longo da graduação.

“A matemática tem seu papel dentro da ciência contábil, mas participando de forma qualitativa e não quantitativa, sendo aplicada em casos específicos e de forma alguma sendo a linha mestra do curso, prevalecendo disciplinas como Contabilidade Geral, Administração, Direito e Economia, revelando o aspecto social e aplicado da Contabilidade, muito distante do conceito equivocado de ciência exata que muitos acreditam que ela seja”, detalha.

No Ipesu, na Farec e no Ieso, que fazem parte do grupo Sua Faculdade, os estudantes contam com diversas formas de auxílio, como palestras, cursos práticos, estudos de casos e visita técnica. Além disso, desde que o curso teve início, em 2002, diversos egressos encontraram espaço no mercado de trabalho, seja no funcionalismo público ou em empresas privadas.