PARTICULARES

Pensa em cursar administração? Saiba mais sobre este curso

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 08/01/2019 às 11:52
Freepick
Freepick FOTO: Freepick

Muito se fala sobre o mundo corporativo e ser dono de seu próprio negócio. Casos de pessoas das áreas mais distintas que resolveram empreender são tomados como exemplo e noticiados com frequência na mídia. Apesar desses cases de sucesso, não se pode esquecer da importância da formação acadêmica: ela faz toda a diferença e é fundamental para entrar com preparo no mercado de trabalho.

O curso superior de administração tem duração de 4 anos. Entre as instituições que oferecem esta graduação no Recife se encontram a Faculdade do Recife (Farec) e a Universidade Paulista (Unip). A grade curricular abrange várias das frentes de atuação de um administrador e matérias como matemática financeira, processos organizacionais, tecnologias da informação, gestão de pessoas, estatística, elaboração de projetos e comportamento humano nas organizações a compõem.

Para a coordenadora e professora do curso de administração do Instituto de Ensino Superior de Piedade (Iesp) Amanda Farias, um dos destaques do curso é a grade curricular e as atividades práticas que a integram. “No Curso de Administração o aluno será convidado a conhecer os instrumentos de gestão das mais diversas áreas organizacionais, seja a área de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Finanças, Operações, entre outras, como também no desenvolvimento de competências em modelos de gestão como o gerenciamento de projetos, a gestão estratégica, o empreendedorismo”, pontua.

Laércio Lins, professor do Ipesu - Laércio Lins, professor do Ipesu
Turma de administração do Iesp reunida - Turma de administração do Iesp reunida

Dinamismo e capacidade de adaptação

Assim como em toda profissão, os jovens administradores vão encontrar desafios ao entrar no mercado de trabalho. Para o professor Laércio Lins, um dos maiores objetivos é conseguir alinhar os conceitos clássicos com as novas tecnologias com foco na construção de resultados positivos. O conceito chave é, portanto, a busca pela inovação.

É fato que o curso superior de administração tem como uma de suas maiores características a abrangência nas frentes de atuação. Como, então, o estudante pode se preparar para esse mercado tão amplo e diverso?

“É preciso compreender que administrar é lidar com relações de negócios e relações pessoais. Não existe fórmula, mas o conjunto de informações e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso capacita o profissional a liderar projetos e pessoas e principalmente tomar decisões”, afirma o professor de administração do Ipesu e coach Laércio Lins.

Para a coordenadora do curso de administração do Instituto de Ensino Superior de Olinda, Ieso, Lyana Salgues, é muito importante que o aluno se mantenha atualizado em relação às mudanças do mundo. “A nível profissional, político e econômico, tudo isso influencia em uma organização. Então tem que estar atento às mudanças do mercado, tem que investir constantemente em novos saberes, buscar conhecimento, tudo isso com a certeza que a graduação é um importante pontapé inicial em sua vida profissional”, pontua.

Se você é uma pessoa curiosa, dinâmica e que não gosta da mesmice, essa pode ser uma boa opção de curso. "Os cenários de gestão e de vida mudam todos os dias e para se manter nesta cena é preciso ser flexível, curioso e disposto a quebrar paradigmas", enfatiza Laércio. Uma dica não só para a trajetória acadêmica, mas também para a vida.