NOTÍCIAS

Programa governamental oferece mil bolsas de estudo para estudantes de escolas estaduais

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 14/01/2019 às 17:45
Divulgação/ Secretaria de Educação
Divulgação/ Secretaria de Educação FOTO: Divulgação/ Secretaria de Educação

Foi lançado, nesta segunda-feira (14), um novo edital do Programa PE no Campus, um projeto do Governo de Pernambuco de bolsas de estudo. Nesta segunda edição do programa, podem se inscrever não só alunos, mas também ex-alunos da rede estadual de ensino, tendo como critério a aprovação do candidato em uma universidade pública.

As inscrições começam nesta terça-feira (15) e seguem até o próximo dia 23, por meio do site da Secretaria de Educação. Para participar, é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Estado - e tê-lo concluído há no máximo 5 anos -, além de ter realizado o SSA, da UPE, ou o Enem e a renda familiar deve ser inferior a dois salários mínimos (ou o aluno deve ser beneficiário do Bolsa Família). Além disso, a residência fixa do bolsista deve ter uma distância igual ou maior a 50 quilômetros da universidade em que foi aprovado.

A bolsa será de um valor de R$ 950 por mês durante o primeiro ano da graduação e R$ 400 nos demais anos, com o intuito de auxiliar o estudante com custos como deslocamento, alimentação, material didático e até moradia.

Etapas da inscrição

O processo de inscrição no PE no Campus conta com três etapas. Primeiramente o candidato precisa se cadastrar até o dia 23 de janeiro e fornecer alguns dados como CPF, comprovante de residência e nota no Enem (que deve sair nesta sexta) e do Sistema Seriado de Avaliação.

E seguida, é necessário que o estudante faça sua inscrição no Sisu, entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro, escolhendo até dois cursos. Nesta segunda fase, será analisada a renda da família do aluno e a distância entre a universidade e sua residência.

Por fim, será necessário que o candidato anexe seu comprovante de matrícula da universidade, que deve ser feito de 12 a 18 de fevereiro. A previsão é de que o resultado final do processo seja divulgado no dia 22 de fevereiro. Caso as vagas não sejam preenchidas em sua totalidade, será aberto novo processo seletivo até que todas as bolsas sejam preenchidas.