UPE

Aluno do Marista São Luís conquista terceiro lugar no SSA 3 da UPE

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 15/01/2019 às 17:44
Foto: Sérgio Bernardo /JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo /JC Imagem FOTO: Foto: Sérgio Bernardo /JC Imagem

A semana do estudante Pedro de Araújo Branco, de 17 anos, não começou da melhor maneira. A segunda-feira (14) foi marcada por horas de tensão e ansiedade pois no dia seguinte sairia o resultado do Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA 3), o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE). Pedro estava apreensivo apesar de ter feito uma prova tranquila em novembro passado. Também, pudera! Ele estava concorrendo à uma vaga em um dos cursos mais concorridos: Medicina.

Leia também: Saiu! Confira o listão do SSA 3 da UPE

Mas sua terça-feira já iniciou de forma muita distinta da véspera, pois o adolescente acordou com uma ligação da universidade, pedindo para que ele fosse ao prédio da sede da Reitoria às 10h30, já que ele estava entre os primeiros colocados na lista que ainda seria divulgada ao grande público. Quanta alegria e quanto alívio! "Minha família vibrou junto comigo, acho até que minha avó ficou ainda mais feliz que eu", contou rindo.

Aluno do colégio Marista São Luís há 6 anos, o jovem conquistou o terceiro lugar na ampla concorrência do SSA com uma nota de 84,07. O ano que passou não foi dos mais fáceis com a rotina puxada de estudo, mas Pedro avalia que manter a calma e o foco, aliando os estudos com momentos de lazer e descontração foi fundamental.

"Como 2018 foi um ano em que tivemos uma Copa do Mundo e Eleições eu consegui também ter tempo para me divertir e até debater política!", avalia. "Eu fiz as três provas do SSA ao longo do Ensino Médio e percebi um aumento de maturidade com o passar do tempo. Fiz a prova mais tranquilo esse ano, resolvendo as questões com o máximo de cautela possível e também gostei muito da redação, tirei a nota máxima."

Sobre a preparação para o ingresso no Ensino Superior, Pedro conta que ter o apoio da família e do colégio foi de grande importância. "A escola foi minha base para me desenvolver como aluno, os professores sempre me ajudaram, a própria metodologia de ensino me ajudou bastante. E a minha família... nossa, se não fosse por ela me incentivando nos momentos em que eu estava cansado seria mais difícil. E tem até uma ponte criada entre o colégio e os familiares com as reuniões, as orientações profissionais", explica.

Agora o futuro estudante de Medicina - que há alguns anos já tinha ideia que queria tentar ingressar neste curso - tem alguns dias de repouso total antes de voltar a pensar no tema dos estudos. É que a nota do Enem deve ser divulgada nesta sexta-feira (18) e as inscrições para o Sisu começam na próxima semana. A depender de sua nota, Pedro poderá escolher entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou a UPE. "Mas eu vou adiar mais essa escolha, agora eu quero comemorar com meus pais a minha conquista", finalizou.